O BLOG DO ESCRITOR
7 DE MARÇO DE 2016-03-07
10 Desvantagens da publicação sob demanda
Entre os posts mais
populares e que geram um bom debate aqui no blog estão os com dicas e
informações sobre o mercado editorial ou dicas para novos escritores, e hoje
volto a tocar num assunto que pode ser bem polêmico, a publicação sob demanda,
cada vez mais presente no cotidiano literário nacional. Nesta lista seleciono
10 desvantagens deste sistema:
1 - Preconceito: Acredito que este seja ainda um grande problema, pois os
leitores tendem a geralmente desconfiar da qualidade dos livros editados sob demanda. A maioria, na verdade, não quer
dispensar os já parcos recursos
destinado a cultura em seu orçamento com apostas em obras desconhecidas. Isso
acontece pelo fato de sim, muitas vezes ,termos péssimas obras editadas nesse
sistema, ou até mesmo pela compreensão dos leitores (muitas vezes errônea) de
que se o autor precisou pagar para publicar, ou então não chamou a atenção de
uma grande editora, o livro não é bom. A verdade é que as publicação sob
demanda, produzem , de fato, obras de
qualidade duvidosa, mas da mesma forma promissores
talentos utilizam esta forma como
porta de entrada para o meio editorial.*
*A Editora Pimenta Malagueta trabalha sob
demanda,mas,não faz livros,faz Arte.Nossas publicações são primorosas e por
aqui abrigamos talentos rebeldes que não querem se sujeitar á ditadura das
grandes editoras.
; 2 - Distribuição: Este é um problema que os autores
sentirão na pele de forma mais acintosa. Mesmo com uma grande evolução nos números
de comercialização de livros pela internet (especialmente em grandes sites como
Submarino e Saraiva) a maioria dos livros vendidos no Brasil, e de forma
esmagadora se dá nas livrarias, onde as publicações sob demanda tem grande dificuldade de entrar. E
isso reflete de forma considerável na velocidade de venda.*
*Como a nossa é uma editora de uma escritora ,não temos dificuldade em colocar
os livros dos nossos autores.Aqui,ninguém encalha,porque o autor é orientado
desde quando manda o arquivo para análise até quando vende o último exemplar
daquela edição.Eu,Marivaldo Hora,Zé da Serra,Almira Reuter ,Mogg Mester,já
estamos na 2ª edição dos livros publicados com nossa marca.
3 - Divulgação: Se há preconceito dos leitores, do mercado, não haveria de
ser diferente com os meios de divulgação, e um livro publicado sob demanda
conseguir uma nota em algum veículo de informação como jornais e TV só mesmo
por milagre, até mesmo por que o espaço destinado à literatura geralmente é
pequeno nos meios de comunicação, onde mesmo
as grandes casas editorias têm de brigar a tapa por uma nota ou uma resenha.
Sobra então para a publicação sob demanda se apoiar em blogs, que a cada dia
tem mais, e com péssimas qualidades, salvando 1 a cada 10, e olhe lá;*
*Pois nós conseguimos notas para nossos autores
nos meios de divulgação e sem pagar nada por isso.Claro que não é no horário
nobre da Globo,mesmo porque nem as grandes editoras estão lá.
4 - Picaretagem: Se há grande demanda independente do setor que seja há espaço para
picaretagem. E na literatura não seria diferente, e a cada dia crescem as
reclamações de autores que pagaram para editar sob demanda. O problema que hoje há muitas
editoras neste sistema, e com as mais variadas formas, das que não cobram nada
do autor, mas também não ajudam, as que cobram um valor justo, e as que
inclusive praticam assalto a mão armada quando o autor não pesquisa bem na
ânsia de ver sua obra publicada;*
*Claro e como existem!A página “editoras fajutas” no Face,está cheio
delas.Daí,parte do cuidado do autor,do seu discernimento na escolha e dele ter
sempre em mente:”O barato sai caro”Livro no Brasil não é barato,é ,mesmo,uma
indecência.Cai em falsas promessas quem quer.Eu mesma,no início fui vítima de
uma.
5 - Custo: A diferença do custo de um exemplar impresso sob demanda e um em
grande escala graças ao avanço tecnológico tem diminuído sistematicamente, mas
ainda assim é mais caro publicar em poucas tiragens;*
*Isso,em qualquer editora,grande ou pequena\; as grandes nem querem
fazer.Para o autor distribuir o seu livro tem que fazer,no mínimo,1000
exemplares.
6 - Autor opta
demais: Acredite, isto poderia ser uma vantagem já que em
geral nos sistemas sob demanda os autores também investem na publicação isto os
da maior liberdade de opinar e interferir nas demais etapas da publicação, o
que poderia ser bom, mas que muitas vezes acaba prejudicando o desenvolvimento
de outras questões do livro como capa e diagramação, onde o editor e os
designers é que teriam de ter esse controle maior;*
*Ih,tive alguns problemas com o esse.o autor pensa que livro é vestido
que a costureira pode mexer toda hora para consertar uma manga.Isso atrasa o
livro,irrita o editor,o diagramador ou capista se recusam a consertar , ou
cobram duas vezes,um horror!Faça seu livro com calma,estude,leia,releia,tire
,acrescente,mas,quando enviar o arquivo,por favor,não mude nada.
7 - Retorno
financeiro lento: Até é possível ter retorno
financeiro com a venda de livros sob demanda, mas como por causa de um custo
unitário mais elevado, o autor precisa trabalhar com uma margem de lucro quase
irrisória o que acaba tornando mais lento a recompensa financeira do autor.*
*Discordo totalmente.Eu mesma vendo meus livros e ganho 100% dele.A
livraria cobra 50%.o distribuidor,60% ,a editora só dá ao autor,de 2 a 8% do
preço de capa;enfim,o autor,dono do talento,fica com as migalhas.
8 - Revisão: Recebo e muitas vezes compro ou troco livros nacionais em boa parte
publicados sob demandas e de distintas editoras, e o problema mais recorrente
que encontro são os excessivos erros de revisão. Até acredito que seja normal,
já que em uma grande editora um original pode receber até 3 revisões, quanto em
geral as editoras sob demanda contratam freelancers para uma única revisão. O
problema é que isto ajuda a aumentar o preconceito, e ajuda a afastar leitores;*
*Livro cheio de erros é um problema,encontrado ,também,nas grandes.Estou
lendo um livro de Gore Vidal,feito por uma dessas e os erros são tantos que
chegam a comprometer o sentido da frase.Na Pimenta,isso pode ocorrer,claro,mas,estamos
vigilantes e o livro passa por 3 revisões.
9 - Você precisar
multiplicar-se: Normalmente o autor que publica sob
demanda precisa se multiplicar por 10 para entender de marketing a técnicas de
vendas para obter números positivos de forma mais rápida. Para quem publica sob
demanda não se permite ser apenas autor;*
*Nisso,concordo,mas,deve ser assim.Se o autor não está disposto a mexer
a bunda do sofá e fica esperando pelos outros estará sempre algemado.Ou
então,venda para o governo,como acontece por aqui,onde livros horrendos são
comprados para bibliotecas e lá ficam encaixotados até a primeira chuvarada.
10 - Demorar para
formar um público leitor: Este pode ser talvez a grande
desvantagem já que a edição sob demanda é mais lenta e o autor precisará ter
paciência e esperar pelo tempo até conquistar seu público leitor. E esta é uma
parte que pode incomodar bastante principalmente para escritores que mais que
um sonho, ou ganhar dinheiro, escrevem para compartilhar sua literatura como
forma de expressão. Para autores assim o que mais desejam é possuir leitores, e
de forma massificada; *
*Nem sempre. Para formar leitores o autor tem que estar com o
público,seja nos projetos muito bons como o Fala Escritor,aqui em SSA,ou nas
feiras literárias e bienais,eventos etc.Crie seu próprio evento,anuncie,convide
os amigos.Dá trabalho,mas,você pensa que investir na Bolsa é diferente?Converse
com um corretor.Livro é Bolsa,se você não gosta de risco,fique apenas nos
blogs.
Adorei esse
blog,por isso interagi com ele.Eu recomendo!
"As palavras proferidas pelo coração não têm língua que as articule,retem-nos um nó na garganta e só nos olhos é que se podem ler."José Saramago
DÚVIDAS DO AUTOR
Uma boa editora deve cuidar de tudo,o
autor só tem o (imenso) trabalho de escrever.Ao receber o arquivo word nós
procuramos nos informar com o autor o nº de páginas e a quantidade de
exemplares.Estas informações são muito importantes para calcular o custo
gráfico.
A revisão,diagramação,capa,pedir o
ISBN (que é a carteira de identidade do livro),fazer a ficha catalográfica
oficial,o depósito legal na Biblioteca Nacional,a impressão,o envio para o
endereço do autor ,esteja ele onde estiver , é assunto de uma boa editora.
Fazer a promoção e divulgação do
livro em festas literárias,eventos,nas redes sociais,blogs da editora,na loja virtual no Mercado Livre é por demais importante.
Na nossa editoratrabalhamos sob
demanda :o autor contrata o livro,paga o estipulado pelos serviços (em até
10x pelo cartão de crédito) e determina o nº de exemplares que quer
receber.Ex:vc quer,apenas,50 livros que serão feitos;depois de vendidos vc pede
mais 100 e,então,pagará somente o valor destes com o preço de custo
gráfico + frete (se morar fora de SSA);o que facilita a vida do autor ,pois
,ele fugirá do terror de todo escritor:os livros encalhados.
.Nosso serviço é de primeira
qualidade e nunca tivemos um autor insatisfeito.Como escritora (criei
esta editora para fazer meus livros,mas,ela criou asas e já publicamos mais de
180 títulos),conheço bem o problema do autor;assim,não fazemos livros,fazemos
arte.
Só mais duas coisinhas;
Nossos livros levam cerca de 60dd para serem entregue.O orçamento gráfico só é válido
para 10 dd devido a alta do dólar (papel é dólar).
Nossa capa é personalizada e feita em
papel supreme 350 grs ,o livro tem orelhas e o papel escolhido pode ser o
pólen da Suzano .A capa será feita em alta definição e nosso livro é
xincrado ,trabalhado colado e costurado e não solta página.
O autor receberá uma prova do livro
(boneca) antes da impressão para poder verificar erros ou fazer
modificações.
Publicamos e distribuímos a revista
literária ,”BECO DAS Palavras”,que circula por todo o Brasil e alguns países
europeus,com o intuito de divulgar nossos autores.
Espero ter ajudado,mas,pergunte
quantas vezes quiser.Se nos escolher será muito bem tratado e mimado.Sabe que
já fui diretora de venda de livros da Editora Abril (anos 70).Vendia
bibliotecas inteiras para grandes empresários.
Muito sucesso e um forte abraço.
Miriam de Sales
Segunda edição impressa da revista literária "Beco das Palavras",homenageando Fernando Pessoa
Esgotada
Nossa revista literária impressa ,3ª edição
Enviamos para todo o Brasil
Pedidos pelo e-mail:miriamdesales@gmail.com
ÚLTIMA CHAMADA PARA A PARTICIPAÇÃO DO AUTOR NA SELETA "PANORAMA DA LITERATURA BRASILEIRA 2" QUE SERÁ LANÇADA EM TURIM,ITÁLIA/MAIO/16
FECHAREMOS DIA 15/3/16
PARTICIPE!
NOVIDADES NO MEIO EDITORIAL
Mudança na lei de direitos autorais pode
liberar cópia de livros
14 de Março de 2012
A sensação de comprar um livro
novinho e cheiroso é ótima. Mas a sensação na hora de pagar nem sempre é das
melhores. O xerox pode ser a solução mais barata de ter um texto em mãos, mas
até o momento, fazer a fotocópia de um livro inteiro não é permitido.
Essa proibição pode estar com os dias
contados caso um projeto de lei seja aprovado no Congresso. A mudança na lei de direitos autorais, de
1998, ainda passa pela análise da Casa Civil. Se for adiante, o xerox de uma
obra inteira pode ser liberado para uso não comercial. Ou seja, estudantes que
fazem uso de livros para sua formação acadêmica vão poder tirar cópia de
exemplares completos sem culpa no cartório.
A lei de direitos autorais no Brasil
vinha sendo criticada por especialistas por não estabelecer um equilíbrio entre
o direito ao acesso público a informações, garantido pela Constituição, e a
proteção do trabalho intelectual. A mudança na lei, construída pelo Ministério
da Cultura nos últimos anos por meio de consultas públicas, pode ser avaliada
ainda este semestre.
LANÇAMENTOS
30/3/16
NO INTITUTO GEOGRÁFICO E HISTÓRICO DA BAHIA,SITUADO NA PIEDADE ,LANÇAMENTO DO LIVRO "O PRESENTE DE XANGÔ" DA ESCRITORA JAGUARACIRA DE SANT'ANNA (<< IWIN EFUN WALÊ>> COM O SELO DA EDITORA PIMENTA MALAGUETA.ÁS 16 HS
ATÉ A PRÓXIMA SEGUNDA 14/3
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