QUALIDADE E EXCELÊNCIA!

A PIMENTA MALAGUETA APROVA!

Os Jardins de Academus

“Os livros são o tesouro precioso do mundo e a digna herança das gerações e nações."

Henry David Thoreau

O JARDIM DA ESCRITORA MORGANA GAZEL

                         




MORGANA GAZEL,POR ELA MESMA 

Enquanto escritora, me autodenomino Morgana Gazel.  Minha primeira formação profissional foi o curso técnico de química industrial. Anos depois, graduei-me em matemática. No entanto, ao invés de lecionar, por treze anos exerci com sucesso a profissão de analista de sistemas. Naquela época, buscava uma vida menos dura do que a que havia tido em minha infância e adolescência. Isto, porém, não me bastava, tanto que, nas horas vagas, fazia poesias. Desejando uma atividade que atendesse às minhas demandas íntimas, tornei-me psicóloga. Após vários anos na prática desta profissão, percebi que ainda não havia encontrado o real significado de minha vida. Vislumbrei-o ao me imaginar relatando dramas humanos através de histórias inventadas. A primeira delas materializou-se no livro “Enseada do Segredo”. Enquanto o escrevia, percebi que todos os cursos que eu fiz, todas as atividades ou experiências outras, proporcionaram-me o aprendizado, sobre a vida, sobre o mundo, sobre gente, necessário à atividade de escritora. 

        Além de romances, escrevo contos e poesias. De minhas poesias e de meus contos, alguns foram selecionados e publicados pela Câmara Brasileira de Jovens Escritores. Uma das poesias incluiu-se entre as melhores de 2009, um dos contos entre os melhores de 2010.  Acabei de escrever meu segundo romance e o livro de poemas, “Quando a Alma Fala, Faz Poesia”.
       
        Que você também encontre o real significado de sua vida, se isso ainda não aconteceu.



                                                       OBRA PREMIADA DA ESCRITORA

                                                                     PRÊMIO LITERARTE  2012




                                               ENTREVISTA NO SITE CBJE

Quem sou eu 
Noemia Meireles Nocera é o nome que consta em minha identidade. Ao universo da literatura, no entanto, me apresento como Morgana Gazel, a escritora que existe em mim. Como Noemia, sou mãe, avó, graduei-me em matemática, trabalhei como analista de sistemas, estou psicóloga... e agora dou suporte a Morgana.

2) Como e quando você começou a se interessar por Literatura?Como leitora sempre tive interesse pela literatura. E fazia poesias, porém apenas para meu deleite. O interesse em escrever e publicar surgiu de forma inusitada.
Estava eu, no final de 2003, razoavelmente bem-sucedida como psicóloga clínica. Contudo, sentia que algo me faltava, algo que, me parecia, iria dar um real significado a minha vida. Em fevereiro do ano seguinte, ao ler a biografia de uma escritora, tive uma idéia repentina: "Já sei! Vou escrever... mas histórias inventadas, romances... porque é mais efetivo falar do homem e para o homem metaforicamente". A partir daí, enquanto aguardava alguma inspiração, comecei um auto-aprendizado sobre escrita literária; passei a ler romances com o olhar de aprendiz, participei de um curso de final semana e comprei livros sobre o assunto. Estudava, observava e esperava. Logo de início, como treinamento, escrevi um conto. Dois meses após minha decisão, acordei de um sono repentino e fora de hora, tinha o resumo de um romance em minha mente, o "Enseada do Segredo". Sua escrita durou três anos e meio. Labutava no terceiro capítulo desse primeiro livro, quando me ocorreu o segundo, o "Liberdade Negada", que neste momento estou a escrever. Mais para frente, surgiu-me o terceiro, ainda sem título e que aguarda sua vez.
Durante a publicação do "Enseada do Segredo", escrevi o conto "Bicho Excomungado", selecionado pela CBJE em agosto de 2009. Agora dei de corrigir os poemas antigos e de fazer alguns novos; três deles foram também selecionados pela CBJE.

3) Qual a relação da minha vida com o que escrevo? Os poemas têm a marca de meus questionamentos e expressam minha visão de mundo e de homem. Nos contos e romances nem sempre isso fica claro. Não obstante, todos eles estão submetidos a minha ética de vida. Por exemplo, numa certa manhã acordei com o resumo de um romance e seu título; ambos terríveis. Quando acabei de os anotar, percebi que a história só serviria para mostrar uma maneira de cometer um crime perfeito. Rasguei o papel em pedacinhos e os joguei no lixo. Além disso, quanto aos romances, tenho a pretensão de que eles facilitem a elaboração de conteúdos psicológicos, caso o leitor seja emocionalmente tocado e repita a leitura até seu sentimento apaziguar-se. Portanto, neste caso, a persona psicóloga tenta dar sua contribuição.


Meus autores preferidosNão tenho autores preferidos, tenho livros preferidos. Em primeiro lugar, Grande Sertão Veredas. Desde que o li, nenhum outro conseguiu ultrapassá-lo. Cito, entretanto, alguns dos quais considerei muito bons e que me tocaram mais profundamente: O Jogo das Contas de Vidro, Peter Camezind, O Velho e o Mar, Por Quem os Sinos Dobram, Salto Mortal, Sosha, O Pêndulo de Foucault, Zen e a Arte da Manutenção de Motocicletas, De Verdade... Infanto-juvenis: O Senhor dos Anéis, Harry Potter. Poesias: algumas que li de Castro Alves, porém a que permaneceu viva em minha mente foi A Cruz da Estrada; de Drummond, li algumas e gostei bastante, embora não lembre seus títulos; os poemas do livro "Poesia comprometida com a minha e a tua Vida", de Thiago de Mello; os poemas de "Fogo Fátuo", de Carlos Alberto Barreto (poeta baiano).
Como você conheceu a CBJE e como você vê nossa atuação em relação aos jovens autores brasileiros?Conheci a CBJE por acaso, através de uma propaganda na internet. Agora posso afirmar que esta instituição dá uma efetiva chance aos novos escritores de se tornarem visíveis ao público e de terem seus trabalhos publicados e divulgados. Porém acho que o nome CBJE pode afastar aqueles que, como eu, embora sejam novos escritores, não são novos em idade. Felizmente sou curiosa, por isso cliquei na propaganda. E, para minha surpresa, vi que poderia participar das seletivas.

Um conselho para quem está começando 
Só posso sugerir o que tenho feito: buscar incansavelmente a excelência em qualidade; ler bastante outros autores e usar seus textos como um instrumento de incentivo à criatividade, jamais copiar suas idéias ou estilos, pois é de extrema importância encontrar a própria forma de expressão, ainda que, a princípio, esta seja uma tarefa bastante difícil. E, mais do que tudo, lembrar que a literatura é muito, muito exigente, portanto, para lograr bons resultados, é preciso dedicar-se a ela como se a vida dependesse disso.

Contato: 
nnocera@hotmail.com




                                  OBRAS PUBLICADAS

                                                                ENSEADA DO SEGREDO,ROMANCE

MORGANA  GAZEL,UM DOS MAIS PROMISSORES NOMES DA LITERATURA BAIANA
SEJA BEM VINDA Á SELETA "TRAÇOS & COMPASSOS"

Um comentário:

  1. Obrigada, Miriam, por esta agradável surpresa, uma página no site da seleta Traços & Compassos. Desejo sucesso a você e a todos que, como nós, se dedicam à literatura.

    ResponderExcluir