QUALIDADE E EXCELÊNCIA!

A PIMENTA MALAGUETA APROVA!

Os Jardins de Academus

“Os livros são o tesouro precioso do mundo e a digna herança das gerações e nações."

Henry David Thoreau

O JARDIM DA ESCRITORA MARINA MORENA GENTILE


MARINA GENTILE,POR ELA MESMA



Gosto de me identificar como MARINA GENTILE,  mas  meu nome de nascimento é  Marina Moreno Leite.  Nasci  em  06.04.1958 na cidade de São Paulo, Brasil.   Além de brasileira, sou cidadã espanhola,  descendente de imigrantes vindos de Málaga e Cáceres,  por parte de minha mãe.   Por parte de pai tenho raízes portuguesas, radicadas em Minas Gerais. 

Aos vinte anos visitei a Bahia, pouco depois voltei para morar.    Aqui nasceram  meus filhos David, Gabriel, José e Uilson (em memória). Tenho duas preciosidades:   o neto  baiano e uruguaio ``Valentin``  e a neta holandesa e baiana  ``Saskia``.  

A  Bahia é  especial para mim.   Aqui encontro a inspiração para escrever.  Gosto de participar de coletâneas, através das quais tenho o privilégio de conviver com diversos estilos e autores.   Participei de três livros com estórias infantis, grande satisfação para mim.  Com  frequencia participo dos livros da Câmara Brasileira de Jovens Escritores (CBJE) com contos e poesias.  Uma das participações que tenho orgulho especial  é o livro Raízes Brasil-Angola (Literarte).   

Na Bahia, onde resido há 30 anos,  tenho um céu azul constante,  a energia do mar,  um clima agradável e amigos especiais.   Prazer em participar deste  projeto da amiga Miriam de Sales.








A vida não acaba com a separação

Meu marido tomava o café sempre apressado. O silêncio era constante. Fora de casa ele era uma pessoa alegre, simpática, mas em casa era bem diferente. Para evitar atrito, não trocava palavra alguma com ele de manhã. Ele partia para o trabalho com um simples tchau . Eu seguia até a janela para observá-lo, até perdê-lo de vista.
Sempre estava nervoso, ao questioná-lo alegava que a empresa se encontrava em dificuldade, que tinha muitos problemas a resolver etc... Eu acreditava em seus argumentos, tinha medo de falar, de reclamar. Esta foi a nossa vida por uns tempos.
Em uma determinada época seu comportamento começou a mudar. Estava mais alegre, disposto. Inicialmente apreciei a nova fase da vida dele, mais vaidoso, comprando perfume, roupas modernas, retomou o esporte preferido (tênis) etc.
Muitas reuniões estavam ocorrendo na empresa. Qual seria o motivo? Passaram a exigir visitas em uma unidade fora do estado, suas viagens eram frequentes por dois ou três dias. O que eu poderia fazer?
Apesar da mudança ocorrida com ele, permanecia o mesmo comigo. A falta de dedicação em casa me incomodava ao extremo.
No retorno de uma das viagens a Fortaleza em 1990 eu fingi que nada acontecia, tomei a iniciativa de fazer-lhe carinhos, massagem nos pés. O meu desejo estava contido, estava realmente com saudades de meu marido, eu o amava. Ele assemelhava-se a uma estátua, alegou cansaço. Fui insistente, amarguei uma cena triste, patética: suas mãos me empurraram levemente, induzindo que eu me afastasse. A seguinte frase foi dita com bom tom:
- Precisamos conversar!
Ficamos em silêncio por uns instantes, ele tossiu, gaguejou e prosseguiu a falar:
- Você é uma ótima mãe, uma excelente pessoa, possui inúmeras qualidades, gosto muito de você, mas...
E foi falando, falando... Mantive-me em silêncio, as lágrimas falavam por mim, chorei amargamente, não dormi naquela noite. O mundo ruiu em meu ser, me senti culpada por não controlar a situação, por não ser amada, minha estima por mim mesma ficou mais abalada do que já era.
No dia seguinte ele partiu definitivamente. Eu tinha apenas 33 anos de idade, fora do mercado de trabalho, três crianças menores de idade, totalmente insegura, com medo do mundo.
Eu e meus três filhos passamos a viver sozinhos, nossos parentes viviam em outro estado, a vida financeira ficou delicada a partir de então. Suportei situações difíceis, inclusive de preconceito. Mulher separada sempre tem este problema.
Meu primogênito tinha apenas oito anos de idade, chorou muito após a partida do pai. Foi o choro mais triste que presenciei na minha vida, estava desesperado, soluçava. Ele entendia muito bem o significado da partida, tive que adquirir forças para confortá-lo.
O outro filho com sete anos e nome de anjo, permanecia estático, chupando o dedo. Olhava muitas vezes para o infinito, sempre calado. Nesta época ele ficou com gagueira.
O filho de apenas três anos andava pelo apartamento, de um lugar a outro chamando pelo pai:
- Painho, painho....
Eu sentia minhas forças se esvaindo, imaginei que não conseguiria sobreviver com a separação. Tive medo do futuro de meus filhos. O desespero foi tão profundo, perdi o equilíbrio, a noção do tempo. Em apenas um mês estive próxima de ser atropelada por duas vezes. Senti vontade de morrer, mas Deus e meus filhos foram determinantes em minha vida.
Todos os dias me ajoelhava e orava para Deus conceder-me forcas para superar aquele momento, agradecia sempre por mais um dia de vitória. Graças a Deus nunca faltou o básico a meus filhos, felizmente consegui pagar o apartamento, apesar dos atrasos constantes.
.Agora os três são adultos, corresponderam muito bem a minha dedicação para com eles, sou uma mãe verdadeiramente realizada, feliz. Posso afirmar: Filhos bem criados, trabalho encerrado !
Quero dedicar esta história e esta vitória com as pessoas que viveram, vivem ou viverão o mesmo que eu. Não me refiro apenas as mulheres, porque existem casos em que homens tomam a dianteira nesta missão.
A vida não acaba com a separação, especialmente se amamos nossos filhos e temos coragem para enfrentar o desafio. A vida continua !
 













MARINA MORENO LEITE GENTILE

(Salvador / BA)

Declaração de amor
Recordações das brincadeiras,
Da juventude,
Tempos de sonhos,
Fracassos, sucessos,
Tudo ficou para trás,
Menos nosso amor e união.
Tento harmonizar uma poesia pra ele,
Busco as palavras, digito, digito,
Insisto um pouco mais, e mais,
As palavras ideais não vêm, desisto!
Uma canção do Roberto Carlos resume tudo
- Como é grande o meu amor por você…
(Ao meu irmão Noel Moreno Leite)

FILOSOFANDO...



                                                                      OBRAS PUBLICADAS



















                                  MARINA DIZ TER PARTICIPADO ,COM MUITO ORGULHO,DESTA OBRA.




                                     APRESENTANDO MARINA GENTILE



Gentile é a palavra certa para descrever esta criatura maravilhosa,cujos olhos
  verdazulados refletem bondade e sinceridade.

Marina é uma mulher de luta,mas,nunca se queixa e sempre trás no rosto um sorriso contagiante que nos deixa ,também,felizes.
Sua humildade não lhe deixa perceber o tamanho do
 seu talento.

MARINA MORENA,A QUE,DIFERENTE DA DE

CAYMMI,PINTA,SIM,COM PALAVRAS BELAS O COTIDIANO,BEM VINDA Á SELETA 

TRAÇOS E COMPASSOS.









Um comentário:

  1. Miriam minha linda! Você é uma pessoa muito querida. Obrigada pela generosidade de incluir-me com estes talentos.

    ResponderExcluir