QUALIDADE E EXCELÊNCIA!

A PIMENTA MALAGUETA APROVA!

Os Jardins de Academus

“Os livros são o tesouro precioso do mundo e a digna herança das gerações e nações."

Henry David Thoreau

O JARDIM DO ESCRITOR ARAKEN VAZ GALVÃO







                         








                  ARAKEN,POR ARAKEN


SERTANEJO,BAIANO AMERICANO (NO MELHOR  SENTIDO).REVOLUCIONÁRIO,HOJE PELO SENTIDO RADICAL DA CULTURA,POR ESCRITO E ASSINADA.A CULTURA FLORESCE A PARTIR DA SUA RAIZ,CASO CONTRÁRIO É ARTIFICIAL,MORTA.


Valença, Bahia, Brazil
Quando do golpe militar de 1964 eu era sargento do Exército e, junto a meu amigo e colega Manoel Raimundo Soares, desertei para resistir aos golpistas. Aliei-me a Leonel Brizola e fui preso em ação em Porto Alegre. Anos depois fui novamente preso quando participava da guerrilha na Serra do Caparaó - ES. Fugi em 1976, exilando-me no Uruguai, Peru e Equador, com passagem pela Argentina, Paraguai e Bolívia. No Uruguai estudei literatura, história, belas artes, cinema e trabalhei como jornalista. No Peru estreei minha peça “Apenas una Mujer” e o monólogo dramático-musical “A Fossa”. Realizei cinco filmes, quatro curtas e um longa – "Yawar Mayu” (Rio de Sangue). No Equador, trabalhei na televisão. Do périplo pela América hispânica trouxe influências para a elaboração de meu primeiro romance, “Crônicas de uma Família Sertaneja”, editado pela Secretaria de Cultura da Bahia. Tenho publicado também o livro “Valença – História de uma cidade”. Meu conto “O Jegue” foi premiado no concurso “Talentos da Maioridade”, do Banco Real, em 2004. Este ano, outro conto meu, Os Mortos, foi agraciado com o prêmio principal deste mesmo concurso.


INSTITUIÇÕES CULTURAIS DE QUE PARTICIPO






                                       LIVROS PUBLICADOS








É COM MUITA HONRA QUE A EDITORA PIMENTA MALAGUETA RECEBE O ESCRITOR ARAKEN VAZ GALVÃO,NAS PÁGINAS DA  SELETA "TRAÇOS E COMPASSOS".



                                TEXTO DO AUTOR


De volta

Em minha mais remota juventude – remota no sentido real do termo – conhecia uma música, das muitas que conheço a letra, cantada, se não me engano, por Carmem Miranda, cujos autores eram Vicente Paiva e Luiz Peixoto, se não me falta a memória, que, nos versos iniciais, dizia: “Voltei pro morro/ Quero ver o meu cachorro/ Meu cachorro vira-lata, minha cuíca, meu ganzá”. Desafinado e melancólico (como diria Drummond), além de não cantar, para não o fazer de forma grotesca, e não sendo afeiçoado a cachorros – nem aqueles considerados “nobres” –, tampouco por não ter intimidade com cuícas – instrumento (cuja origem é atribuída aos africanos, existindo, porém, quem afirme que é indiana) que acho possuidor de um som belíssimo –, nem com ganzás (o qual, por sua vez, teria vindo dos nossos índios, tendo sua origem no maracá e no pau de chuva, embora alguns lhe atribua origem africana), mesmo reafirmando minha volta, ao chegar a Valença, terminei por optar por evocar não mais a música de Vicente Paiva e Luiz Peixoto, mas outra, bem mais recente, de Dominguinhos e Nando Cordel, que Elba Ramalho cantou, cuja letra, bem mais romântica, diz: “Estou de volta pro meu aconchego/ Trazendo na mala bastante saudade/ Querendo/ Um sorriso sincero, um abraço,/ Para aliviar meu cansaço/ E toda essa minha vontade/ Que bom, / Poder tá contigo de novo...”
Contentar-me-ei em parar por aqui, já que os versos de Nando do Cordel são claramente de cunho amoroso, no caso de relação entre uma mulher e um homem, cujo sentido desejo alterar, não só para não gerar (nestas épocas de tantas opções sexuais heterodoxas) confusão, mas para dar-lhe um sentido claro de amor fraterno entre pessoas, uma vez que o meu aconchego, no sentido que estou pensando, é a cidade onde moro, Valença BA, e a essas visitas esporádicas neste blog.
Assim sendo, é natural que traga muitas saudades, não só da cidade em si, mas dos amigos que possuo em ambas, cidade e mundo virtual. Claro que da parte daqueles que me são mais íntimos, espero mesmo “um sorriso sincero, um abraço” e – por que não? – um singelo “seja bem-vindo”. Porque gestos assim significam um alívio ao cansaço do corpo, ocasionado pelo efeito da radioterapia, como também por funcionar como um bálsamo para aliviar a fadiga d’alma. Resultando, pois, em mais forças para ver-me livre de toda essa vontade de trabalhar pela cultura. Dessa forma, só posso usar da letra da segunda canção para dizer: que bom poder estar com vocês de novo.
Araken Vaz Galvão
19/09/12

Um comentário: