QUALIDADE E EXCELÊNCIA!

A PIMENTA MALAGUETA APROVA!

Os Jardins de Academus

“Os livros são o tesouro precioso do mundo e a digna herança das gerações e nações."

Henry David Thoreau

O JARDIM DO ESCRITOR LUCIANO MARINHO


LUCIANO MARINHO

PROFESSOR, PSICÓLOGO - CLÍNICO  E 
ESCRITOR









Síntese Biográfica

Ø   Luciano Marinho é escritor recifense.
Ø  Ex-Professor de Língua Portuguesa da Universidade Federal de Pernambuco e dos Colégios Santa Maria, São Bento, Nóbrega, Israelita.  
Ø  Jornalista-colaborador da Página Opinião do Diário de Pernambuco e do Jornal do Commercio.
Ø  Psicólogo Clínico, em consultório privado, à Estrada dos Remédios, 2123, Madalena, Recife.
Ø  Foi professor de língua portuguesa nos Colégios Santa Maria, São Bento, Nóbrega, Israelita, União Curso.   


NOTÍCIA COMENTADA
Recebi,do poeta Luciano Marinho,este magnífico livro de haicais.
Fiquei encantada ecom a leitura e gosto de quero mais...
Confiram um deles:
TEOREMA
A verdade está onde ponho:
Ao redor do mundo
Ou no sonho.
Amigo Luciano,onde a gente pode comprar esse livro?

Síntese bibliográfica


Ø  “A Anatomia da Alma”. Conto. Antologias “Narrativas e Poéticas” - vol. I, da Editora Guemanisse, Teresópolis, Rio de Janeiro, 2008, pp. 140-144.
Ø  “A orelha do Outro Van Gogh”, “A Reinvenção da Poesia” e “O telefonema”. Contos. Antologia “Microcosmo” da Editora Guemanisse. Teresópolis, Rio de Janeiro, 2009. pp. 46-52.   
Ø  “Estações Vivaldianas”. Conto. Antologia “Literatum & Poeticum”, vol. II, da Editora Guemanisse, Teresópolis, Rio de Janeiro, 2009. pp. 196-209.
Ø  O Órfão Surrealista”. Conto. Antologia do 7° Concurso de Contos Luís Jardim – Menção Honrosa. Edição da Biblioteca Popular de Casa Amarela – Recife, 2009, pp. 41-47.
Ø  “A mulher da Cadeira de Rodas”. Conto. Antologia “Enigmas do Amor”, da Editora Scortecci, São Paulo, 2009. pp. 138-145. 
Ø   “As Flores do Outono” e “Vidas Paralelas”. Contos. Antologia de Contos, Crônicas e Poesias – “Labirintos e Palavras” da Editora Guemanisse, Teresópolis, Rio de Janeiro, 2010, pp. 337-351.
Ø  Apresentação Crítica da Antologia Labirintos e Palavras. Ensaio. Editora Guemanisse, Teresópolis, Rio de Janeiro, 2010, pp. 09-10.
Ø   “As Flores Vermelhas da Beira Rio”. Conto. Antologia de Poesias, Contos e Crônicas, Bienal Internacional do Livro - “Encontro Pontual”. Editora Scortecci, São Paulo – SP, 2010, pp. 201-205.
Ø  A Geometria do Ser”. Conto. Antologia do 1° Concurso “Contos Grotescos – Prêmio Edgar Allan Pöe”. Edição da Câmara Brasileira de Jovens Escritores. Rio de janeiro, 2010, pp. 59-64.
Ø  O Lado Obscuro do Ser”. Romance. [1ª edição reservada]. Editora Guemanisse, Teresópolis, Rio de Janeiro. 2011. pp. 238].
Ø  A Fadista da Adega dos Santos Vinhos”. Conto. “Antologia de Poesias, Contos e Crônicas”. Bienal do Rio. Editora All Print, São Paulo – SP, 2011. pp. 46-50.
Ø  Balões Coloridos”. Romance. Editora All Print. São Paulo, 2011. pp. 70.
Ø  “Amores Flutuantes”. Romance. Editora Scortecci, São Paulo. 2011. pp. 335.
Ø  A Estranheza do Percebido”. Conto. “Antologia de Poesias, Contos e Crônicas”. Bienal de Minas Gerais. Editora All Print, São Paulo, 2012, pp. 110-118.
Ø  O Lado Obscuro do Ser”. Romance. [2ª edição]. Editora Guemanisse, Teresópolis, Rio de Janeiro. 2012. pp. 238.






Comecei a ler o livro de Luciano Marinho, pelos capítulos enviados, um a um, por e-mail. O compromisso era de um capítulo semanal. Ao ler os primeiros, passei a exigir mais pressa, pois o suspense no fim de cada um me deixava ansioso. Luciano tem uma redação extremamente agradável e perfeita pelo brilhante Professor de português que foi. Na sua vida de Psicólogo clínico aprofunda-se na exploração do comportamento humano e transporta para o livro toda uma vivência profissional e social.

Discutimos a evolução do enredo. Nada havia de MENTIRAS em seu conteúdo, mas CHOCANTES VERDADES. O comportamento de Flor de Maria e Tina, as grandes personagens do livro, tem uma raiz profunda na educação recebida em casa, ambas, vítimas infanto-juvenis do DESAMOR. A hipocrisia social é outro tema forte em cada capítulo, onde o poder do dinheiro deforma por completo a dignigade da vida.

A SEXUALIDADE seja talvez o tema mais polêmico, pois aflora em cada personagem de uma forma intensa na ansiedade e insatisfação, tão comuns nas pessoas; mas, por isso, veladas, e vetadas para a não exposição dessas intimidades. Melhor o silencioso sofrimento. Vejo na obra de Luciano Marinho, traços de Nélson Rodrigues.
Fernando Azevedo - é membro da Sociedade Brasileira de Médicos Escritores. É poeta e compositor, toca piano e violão. Ex-professor da Faculdade de Medicina, na UPE. Médico pedriatra em consultório particular no Recife.


 Quem começa a ler esse romance não consegue interromper o fluxo da leitura, até conclui-lo. A estrutura de novela empresta uma atmosfera de suspenses e drama ao enredo. A temática enfatiza a superficialidade das paixões humanas: é uma crítica a fragilidade masculina. O amor entre Tina e Flor de Maria enquadra paradoxalmente cenas de denúncia contra a hipocrisia e o preconceito, gravados no inconsciente coletivo de gente insensível e puritana. Para os leitores, no cotidiano de suas vidas, o romance induz sub-repticiamente à construção de uma vigorosa consciência ética. O contexto da obra se estratifica na atuação de fatores biológicos e psicossociais.

O interesse deste livro não se limita à sua rica e ousada abordagem sexual. Em primeiro lugar, chama atenção para uma infinidade de conflitos que sucedem e o esforço analítico do autor em articular, de modo onisciente, os elementos estruturais e estilísticos. A grande capacidade ficcional de Luciano Marinhorevela tendências do indivíduo contemporâneo: insatisfação e ceticismo diante da possibilidade do amor. Através da protagonista - Flor de Maria - se encadeiam os fatos que geram os conflitos e ações.
Os lugares, onde as ações acontecem e se desenvolvem, perdem importância diante de um enredo que predomina envolvente clímax ao longo da narrativa. Embora siga uma sequência cronológica, o narrativa. Embora siga uma sequencia cronológica, o narrador insere flash-back's sem quebrar a unidade dramática, consubstanciando perfeita continuidade entre as cenas. Em segundo lugar, é inovadora a maneira como o autor vai expondo com clareza a sua posição, ao mesmo tempo pessoal e profissional como psicólogo clínico, a partir dessa experiência vivida e que rende reflexões sobre alguns dos atuais dilemas do comportamento humano.

Um romance sem dúvida, dinâmico cujos capítulos lembram mais episódios de uma novela, leva o "telespectador" a não conseguir interromper sua leitura, tamanha a curiosidade pela página seguinte.
Filipe Vieira Marinho - Graduado em Administração de Empresa na Universidade de Pernambuco/FCAP. Bacharelado em Matemática, pela FFPG - Goiania/PE. Atualmente, é gerente do PRONAF.

Serviço:

Amores Flutuantes
Luciano Marinho

Scortecci Editora
Romance
ISBN 978-85-366-2001-5
Formato 14 x 21 cm  









LUCIANO MARINHO TAMBÉM TROUXE SEU TALENTO PARA A SELETA "TRAÇOS E$ COMPASSOS" DA EDITORA PIMENTA MALAGUETA. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário