QUALIDADE E EXCELÊNCIA!

A PIMENTA MALAGUETA APROVA!

Os Jardins de Academus

“Os livros são o tesouro precioso do mundo e a digna herança das gerações e nações."

Henry David Thoreau

O JARDIM DO POETA,ESCRITOR E JORNALISTA CARLOS SOUZA YESHUA


Carlos Souza Yeshua

Carlos Souza de Jesus nasceu no município de Mairi – Bahia. É jornalista (DRT 6034BA) e profissional de marketing, pós-graduando em Comunicação e Política pela Universidade Federal da Bahia UFBA. Tem atuado na área de assessoria de imprensa e marketing pessoal para escritores, instituições culturais e artistas de modo geral. Também é radialista, professor, palestrante e atualmente coordenador da União Brasileira de Escritores – UBE/BA.
Autor da biografia João Alfredo Domingues - Pau pra toda obra: A saga de um português em terras angolanas e brasileiras (Ed. Òmnira/BA-2012) e do livro Revolução Pessoal – Seu Próximo Desafio, no qual demonstra que é possível enfrentar desafios de modo a alcançar as metas pessoais (Ed. Òmnira/BA-2007).
 Organizador das coletâneas Carta ao Presidente - Brasileiros em busca da cidadania (Ed. Òmnira/BA-2012) e Carta ao Presidente - O que deseja o brasileiro no séc. XXI (Scortecci Editora/SP-2010).
Além disso, participa de 18 de antologias. É verbete do Dicionário de Autores Baianos da Secretaria de Cultura e Turismo da Bahia (2006) e da Enciclopédia da Literatura Brasileira Contemporânea, Volume XIV, 2009, Rio de Janeiro/RJ. Tem artigos publicados nos jornais: A Tarde, Correio da Bahia, Tribuna da Bahia, Tribuna Evangélica, Primeira Página e a Voz do Cepa, além da Revista Cultural Artpoesia.
É Membro Academia de Cultura da Bahia e Membro Correspondente da Academia de Letras do Brasil/Seccional Suíça.

Contatos:
Carlos Souza Yeshua
Caixa Postal 2729 - CEP: 41.110 - 970 - Salvador/Bahia
Tel.: 71 8122-7231 / 9281-0998



CARLOS SOUZA,POR MIRIAM SALES


Um dos maiores ativistas literários de Salvador,Carlos Souza já projetou muitos escritores na mídia e,sempre ao lado dos iniciantes,abrindo-lhes espaço nos jornais virtuais e impressos,sem lhes pedir nada a não ser,a amizade. 
Figura ímpar no nosso meio literário,sua lhaneza,humildade (própria dos grandes espíritos) e sua benevolência para com todos,faz de Carlos Souza um dos mais queridos membros da Literatura baiana. 


CARTA AO PRESIDENTE,UMA GRANDE OBRA ORGANIZADA POR CARLOS SOUZA.


Com a participação de vários escritores,este livro mostra o pensamento dos intelectuais sobre o momento político brasileiro.



UM TEXTO DE CARLOS SOUZA YESHUA


Papo de escritor, por Carlos Souza


Quando pensamos em artistas, os primeiros personagens que lembramos são os cantores, músicos, atores e artistas plásticos. Dificilmente vem a nossa cabeça a figura do escritor, este primo pobre dos artistas. A razão pela qual isso ocorre, deve ser pelo fato de que este profissional da palavra não é midiático como os demais o são. O escritor, geralmente só aparece na grande imprensa quando seu livro se torna best-seller, vira filme, ganha um prêmio importante como o Jabuti, Camões ou o Nobel de Literatura.
Os escritores são carentes de eventos que possam provocar a sua presença na mídia. Além dos lançamentos de livros - fato que às vezes pode demorar anos para acontecer, poucas são as oportunidades que o escritor tem para virar notícia. Por esta razão, toda e qualquer ação que promovam os autores e as suas obras, devem ser elogiadas, reproduzidas e propagadas. Um exemplo que poderia ser copiado por escolas, teatros e quaisquer outros espaços culturais é o projeto Encontro com o Escritor, idealizado pela Diretora de Bibliotecas Públicas do Estado, iniciado em 2002 e na ativa até os dias atuais, onde já contemplou quase uma centena de autores.
Em 2010, o Encontro com o Escritor foi ampliado e se transformou em livro com o mesmo nome. A obra apresenta um panorama da literatura contemporânea da Bahia, através de uma amostra de autores que vão dos acadêmicos, até aqueles que ainda estão na fase inicial da carreira. O livro conta com 55 participantes e traz os mais diversos gêneros literários: poesia, conto, crônica, quadrinho, cordel, entre outros. Na ocasião do lançamento, o escritor Hélio Pólvora afirmou que o livro não vai morrer, enquanto houver iniciativas como essa, que divulguem e incentivem o livro e o escritor.
Com a criação de um núcleo da União Brasileira de Escritores – UBE, na Bahia, os escritores terão mais uma oportunidade para falar de suas obras e carreira literária, através do projeto Papo de Escritor, que realizará sua primeira edição no início de junho e terá como convidados, Miriam de Sales e Roberto Leal.
Carlos Souza
Jornalista e coordenador da União Brasileira de Escritores (UBE) - Bahia

Artigo publicado no jornal Tribuna da Bahia, no dia 25 de maio de 2011. Página 12 


 
PROF.UBIRATAN CASTRO,ARAKÉN VAZ GALVÃO,ARAMIS RIBEIRO COSTA,PRESIDENTE DA ABL E CARLOS SOUZA,PRESIDENTE DA U.B.E/BAHIA.




2 comentários:

  1. “A VITÓRIA PERTENCE AO MAIS PERSEVERANTE..
    “O SUCESSO É A SOMA DE PEQUENOS ESFORÇOS”...

    Parabenizo e homenageio por meio deste ao ESCRITOR CARLOS SOUZA YESHUA e toda a equipe pelo lançamento do livro “CARTA AO PRESIDENTE – BRASILEIROS EM BUSCA DA CIDADANIA”. Parabéns pelo EXCELENTE TRABALHO, DETERMINAÇÃO E PROFISSIONALISMO, realizado neste belíssimo trabalho e um brinde pelo SUCESSO! O potencial de trabalho de vocês é de grande valor para a comunicação brasileira. Recebam esta singela homenagem com meus sinceros votos de muitas realizações e planos futuros. Desejo nestas poucas palavras votos de muita SABEDORIA, CONHECIMENTO, ENTENDIMENTO e principalmente DISCERNIMENTO em todos os seus caminhos. Acabei de depositar na conta de vocês a importância de muitos DIAS, SEMANAS, MESES E ANOS DE FELICIDADE E PROSPERIDADE, SAÚDE, PAZ, AMOR e que Deus estenda às mãos sobre vocês e toda sua família e acrescente 100 por cento de juros em cima de tudo isso.


    “A MAIOR RECOMPENSA PELO TRABALHO NÃO É O QUE A PESSOA GANHA, MAS O QUE ELA TORNA- SE ATRAVÉS DELE.”


    DESEJO SUCESSO A TODOS!


    PAULINHO Solução
    www.paulinhosolucao.blogspot.com
    paulinhosolucao@gmail.com
    pssolucao@hotmail.com
    Salto/SP

    ResponderExcluir
  2. Carlos mande-me informações sobre o Dicionário de Escritores Contemporâneos da Bahia.Quero participar. E, como participar da UBE, da Academia de Letras do Brasil e da Academia de Cultura da Bahia, Grato.

    Edizio Mendonça - Escritor

    ediziomestre@hotmail.com

    ResponderExcluir