QUALIDADE E EXCELÊNCIA!

A PIMENTA MALAGUETA APROVA!

Os Jardins de Academus

“Os livros são o tesouro precioso do mundo e a digna herança das gerações e nações."

Henry David Thoreau

domingo, 20 de março de 2016

AUTOR,SEU LIVRO PASSO -A - PASSO





                                                       O BLOG DO ESCRITOR

                                     21 DE MARÇO/16


AUTOR,SEU LIVRO PASSO – A –PASSO



“Ninguém recebe um sonho sem receber ,também,os meios de realizá-lo.”

Bom,você já tem a ideia e a disposição de fazer seu livro.Já  sabe o número de páginas,já definiu a quantidade de exemplares,já escolheu o homenageado com a dedicatória e já escolheu o prefaciador.Também já tem uma ideia da capa e do título.
Depois de pesquisar bem ,ouvir informações e assuntar por ai ,até já escolheu o editor.Telefonou pra ele,marcou visita.Sabe que publicará um livro sob demanda ,o que quer dizer  que contrata os serviços de uma editora e paga por eles.O que quer dizer que o livro é seu e nenhum editor vai mandar no seu trabalho.Você poderá vender,doar, expor seu livro á vontade.E,também,não pagará mais nada por ele.Realizado o serviço  ,pago as contas ,você só terá contato com seu editor se quiser.Você decide se o põe nas livrarias pagando 50% ,ou nas distribuidoras ,ou nas bancas.Se vai vendê-lo nas escolas,nas portas de fábricas , nas ruas ou nas praias. Se vai fazer um lançamento festivo com direito a champanhe ou não.O mundo é seu.Você encara o trabalho com alegria,ciente de que seria assim.Ganhar 100% do preço de capa e ainda formar uma carteira de leitores é a glória.
Você sabe que sucesso só vem antes  de trabalho no dicionário.E,parte pra luta.

1º PASSO:

Com um pendrive,um original embaixo de braço ou levando ,apenas,suas esperanças você parte para a editora escolhida.Mandou o arquivo do livro em Word,o editor leu e analisou converteu em PDF e pediu o custo gráfico;primeiro passo para se fazer o orçamento do livro.A gráfica sempre foi o maior custo.

2º PASSO

Seu editor pede o custo gráfico com as especificações que você escolheu:100 páginas,100 exemplares,papel offset imune, (branco ou o pólen ,da Suzano que descansa a vista) 35 grs, formato15x21,capa em papel supreme  350 grs ,com orelhas.O livro será costurado e colado (sistema hot melt) para que não solte as páginas e você não passe vergonha.
O editor pede o ISBN(  International Standard Book Number - é um sistema internacional padronizado que identifica numericamente os livros segundo o título, o autor, o país.)que é o registro internacional do livro,algo como um passaporte,único e intransferível.No Brasil ,exclusividade da Biblioteca Nacional.Na mesma ocasião pede-se o código de barras,para que o livro possa ser vendido em livrarias.
Agora,basta pedir a Ficha Catalográfica ,se possível,a oficial,para que o livro seja inscrito,sem sustos,nos prêmios e concursos  nacionais ou internacionais.
Entre os inúmeros nomes de que dispõe ,a editora seleciona os serviços de capa e diagramação, escolhe – se a fonte,faz –se o tratamento de imagens  e  revisão ortográfica.Quanto melhor o profissional maior o preço ,daí o cuidado do editor em encontrar alguém á altura do bolso do autor.
Um livro sem orelha é um livro safado,digo eu;as orelhas protegem o livro  e contém informações interessantes,tais como pequenos trechos da obra,biografia do autor,foto,depoimentos de leitores,lista de livros já publicados,prêmios recebidos etc

3º PASSO

Tudo OK o editor monta o livro para enviá-lo á gráfica.
*Capa
*Dedicatória
*Sumário( lista de capítulos)
*Apresentação  (se houver)
*Prefácio
*Texto

4º PASSO

A gráfica manda a “boneca”  (cópia da composição do  livro antes da impressão final) para o editor avaliar; trabalho de formiguinha,chato,mas,importantíssimo para evitar erros.O editor chama o autor que leva o trabalho para ser corrigido e avaliado por ele.Com calma e atenção.Lembrando que um editor avalia até 3 livros de uma vez ,portanto ,a responsabilidade da correção é do autor.

5º PASSO

 O autor aprova o trabalho que segue,enfim,para a gráfica.Dentro de 15 a 30 dias o livro sai pronto.Depois de lhe ser entregue a editora separa um volume para o Depósito Legal,na Biblioteca  Nacional.Enfim,você estará na lista dos escritores brasileiros para sempre.

LEMBRETE
Para terminar o serviço precisa-se de ,no mínimo,60 dias entre o contrato e a execução.
Importante o autor saber o que quer e não ficar fazendo trocas ou mudanças a qualquer hora ,principalmente depois do serviço feito.Capistas e diagramadores detestam consertos e ,muitas vezes,como é justo,cobram o trabalho feito novamente.Bom é saber o que se quer.
Bem ,livro pronto ,agora é correr pro abraço.
BOA SORTE!





                                            O TRABALHO DE JACÓ



Sete anos de pastor  Jacó servia, Labão,pai de Raquel,serrana bela...
Assim começa Camões um dos seus mais belos sonetos.
Relendo-o outro dia,como sempre faço,comparei o trabalho de Jacó com o nosso trabalho literário. Como o moço judeu,futuro patriarca de uma nação,cortejamos  a glória literária,um patrão tão oportunista e sem caráter como Labão,que escravizou durante sete anos –e depois mais sete- o jovem ,até que lhe desse a recompensa com que ele tanto sonhou:o amor de Raquel.
Vivendo num país onde quase ninguém lê,onde o Ministério da Cultura só dá chances á panelinha,lutamos e gastamos muito dinheiro e suor para tentar mostrar o nosso talento.
Tudo, o novel escritor precisa pagar; ele não dispõe de um Mecenas,ele é O Mecenas;para adquirir visibilidade ,a primeira coisa que precisa fazer é valer-se da Internet;escrever num site bem avaliado,ajuda muito.Sites,quase todos pagos.E os mais procurados,muito caros. Depois, já razoavelmente conhecido,começa a receber convites das editoras; mas,para publicar,tem que pagar .Caro! Sabem que as pequenas Editoras, praticamente vivem disto?Nunca foi tão oportuno o velho ditado:”o sabido vive do bobo e o bobo do seu próprio trabalho”.E “trabalho”,na literatura,significa talento;talento,que,como Onan,você vai despejando seu sêmen em solo árido,sem perspectivas,nem esperanças.
Participei recentemente de duas coletâneas, um bom caminho para se tornar conhecido-e o mais barato-.. Paga-se para participar,a pequena editora embolsa o suado dinheirinho,publica seu livro,juntamente com trabalhos de outros participantes,envia-lhe os  livros(de 30 a 50 exemplares) recebidos com alegria  -agora,sim,sou um escritor profissional-e começa o seu pior trabalho:a distribuição.
Você recebe uma pilha de livros e tem que vendê-los. Mal entrega os volumes ,a Editora, como mulher caprichosa que já recebeu o seu,some do seu raio de visão.Vai procurar outros candidatos a Mané  e,os acha,porque a vaidade e a esperança,andam de mãos dadas.Até mesmo nós,um dia caímos em outra.
Conversando com muitos colegas escritores percebo que o problema é o mesmo e ,infelizmente, se repete.Se o futuro acadêmico tiver família grande e for bem relacionado,passar os livros não fica muito difícil;os parentes,os pacientes(se for médico),os alunos(se,professor),os amigos,vão adquirindo por gosto ou contrafeitos,para não decepcionar o amigo.Alguns a gente oferece,faz doações a bibliotecas,escolas,formadores de opinião,permuta com outros colegas,vale ser falado e comentado.
No meu caso, coloquei nos sites de vendas na Internet,distribuí em livrarias (consignados,é claro),o certo é que passei quase tudo.
Mas, digamos que o leitor e candidato a autor seja um sortudo e uma grande Editora  lhe contrate,mesmo você não sendo puta(veja a Bruna Surfistinha), artista global ou atleta famoso.Saiba que a Editora fica com até 80%dos seus ganhos;se vender $100.000 reais,você só leva $ 20.000 .  É isso aí,cara pálida!Nas pequenas, o direito autoral é seu,mas você só leva 10%.Ou,paga a edição,mas,vai penar para vender.
Eu continuo , porque foi isto que escolhi;gastos,trabalhos,ouvir nãos redondos ou quadrados não me assusta.Mas,achei que não seria mal contar para os sonhadores como é que a banda toca.
Procuro conhecer novas técnicas: e-book,o livro digital,publicar fora do Brasil,quem sabe em edições de bolso,nunca tive medo de luta.Mas,é preciso ter dinheiro na caixinha e estar disposto a gastá-lo,bem como as solas dos sapatos.
Se a gente  acredita,vale a pena.Não sem antes registrar-se na Biblioteca Nacional.Quando meu pai comprava fazendas,corria logo para o Cartório e me dizia:_Quem não registra não é dono.O mesmo vale no terreno literário;mesmo com o MST na nossa cola,roubar um texto é muito mais fácil que roubar terras.Olho nos espertalhões.E Boa Sorte!
Escrito a 25/6/11


                   ESCRITOR,O CAMINHO DO SUCESSO COMEÇA POR AQUI
                                                                 INFORME-SE!


                                              miriamdesales@gmail.com


                                               A SUA REVISTA LITERÁRIA
                                                   SEJA UM  COLUNISTA!
PEDIDOS:E -MAIL: miriamdesales@gmail.com
INBOX: Miriam de Sales



                                                         PRÓXIMA POSTAGEM:28/3/16

                                                                   CANTINHO DO RISO


Nenhum comentário:

Postar um comentário