QUALIDADE E EXCELÊNCIA!

A PIMENTA MALAGUETA APROVA!

Os Jardins de Academus

“Os livros são o tesouro precioso do mundo e a digna herança das gerações e nações."

Henry David Thoreau

domingo, 13 de janeiro de 2013

NÓS NA MÍDIA







Organizado por Miriam de Sales, o livro "Traços e Compassos" contém textos de autores do Brasil inteiro, faz homenagem aArthur de Sales e foi prefaciado por Lúcia Helena Ales de Sá, professora da Universidade de Brasília e presidente da Casa Agostinho Silva.
Os escritores participantes são os poetas Valdeck Almeida de Jesus, Ana Bailune, Cézar Ubaldo, Malú Ferreira, Sandra Canassa, Marcos Vieira, Amália Grimaldi e Geraldo Ribeiro; os contistas Elenilson Nascimento, Araken Vaz Galvão, Alfredo Lima Neto, Jacira Fagundes, Luciano Marinho, Dinarte Portela, José Cláudio Adão, Morgana Gazel e Aurélio Schommer; os cronistas Geraldo Ribeiro, Moacir Saraiva, Carlito Lima, Ana Meireles, Ana Cristina Rocha e Almir Tosta.
 LIVROS COLETIVOS – Segundo a organizadora Miriam, com o alto custo do livro no Brasil, a melhor forma de começar é mesmo esse compartilhamento com outros autores, onde cada um paga uma cota, tem direito a certo número de páginas e recebe uma quantidade de exemplares, se torna conhecido, inclusive dos editores e começa com o pé direito a sua carreira literária. Para Valdeck Almeida de Jesus “As antologias são importantes porque pulverizam os autores por vários lugares ao mesmo tempo. Uma andorinha só não faz verão, como expressa o dito popular. Então, várias andorinhas voando em revoada, conseguem fazer verões, invernos, outonos e primaveras. Uma verdadeira revolução.” Para o jornalista, que também organiza um concurso literário gratuito desde 2005, com apoio no Plano Nacional do Livro e Leitura, “não basta figurar numa antologia, precisa ser uma antologia séria, organizada por quem deseja não apenas colher os mirrados frutos monetários de cada autor mas, primeiramente, ter o compromisso com a literatura, com a arte, com a cultura”.
 Valdeck afirma, ainda, que a característica do trabalho realizado por Miriam de Sales, é primar pela qualidade dos textos e projeto gráfico do livro, além de carregar nas costas, literalmente, cada livro, divulgando seus autores e conteúdos pelas feiras, praças, becos, vielas, seja em eventos realizados numa esquina, seja num simpósio internacional”
Mesmo com vários livros publicados e uma longa carreira, Miriam de Sales participa de antologias e resolveu fundar a Editora Pimenta Malagueta, que lança sua primeira seleta, cujo espaço estará aberto para os melhores autores, sejam eles iniciantes ou veteranos, contistas, cronistas ou poetas.


Elenilson Nascimento,escritor
http://literaturaclandestina.blogspot.com.br/







Foto do lançamento na Livraria LDM,19/12
Pimenta Malagueta Editora, coordenada pela escritoraMiriam de Sales Oliveira, realizou no dia 19/12, na livraria LDM, no Espaço Itaú de Cinema – Praça Castro Alves, Salvador (BA), o lançamento da sua primeira seleta, cujo título foi "Traços & Compassos". A obra reúne 24 autores de todo Brasil, entre poetas, contistas, historiadores, romancistas e jornalistas, que na opinião da organizadora, representam o que há de melhor na nova literatura brasileira. O livro homenageia Artur de Sales (1879 – 1952), um dos mais importantes poetas baianos.
Na visão de Miriam de Sales, para o leitor e o estudante, ter ao alcance dos seus olhos um pequeno fragmento do processo literário do seu país, amostra de uma época ou período, é uma experiência magnífica e uma inesgotável fonte de conhecimento.“Criar uma Seleta sempre esteve nos nossos planos. Afinal, desde Meléagro di Gádara, criador da primeira Antologia, a ideia de reunir talentos literários num único livro, sempre foi benéfica e inovadora”, justifica.
Uma coletânea, seleta ou antologia pode ser multifacetada como a "Traços & Compassos", reunindo poetas, cronistas e contistas, como pode ser apenas um compêndio de um gênero ou escola literária escolhida. Pode ser temática, ou por período. Todas são importantes e bem vindas. Os autores da primeira antologia da Pimenta Malagueta se propõem a oferecer o melhor de si, visando se mostrar ao mundo numa roupagem colorida de ideias, frases, textos e poemas que aquecem a alma e fazem pensar. “Queremos um livro que faça história. Demos a ele uma feição clássica, como nos tempos gregos, berço das antologias”, antecipa à editora e organizadora Miriam de Sales, que também assina a apresentação.
O prefácio foi escrito pela professora Lúcia Helena Alves de Sá, coordenadora da Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação da Secretaria de Estado do Governo do Distrito Federal e Doutoranda em Literatura Brasileira pela Universidade de Brasília
Autores - Ana Bailune, Amália Grimaldi, Ana Meireles, Ana Cristina Rocha, Almir Tosta, Arakén Vaz Galvão, Alfredo Lima Neto,Aurélio Schommer, Carlito Lima, Carlos Souza, Cezar Ubaldo, Dinarte Portela, Elenilson Nascimento, Geraldo Ribeiro, Jacira Fagundes, José Cláudio Adão, Luciano Marinho, Malu Ferreira, Marcos Vieira, Marina Gentile, Morgana Gazel, Moacir Saraiva, Sandra Canassa e Valdeck Almeida de Jesus.
fonte: Folha do Reconcâvo



Um comentário: