QUALIDADE E EXCELÊNCIA!

A PIMENTA MALAGUETA APROVA!

Os Jardins de Academus

“Os livros são o tesouro precioso do mundo e a digna herança das gerações e nações."

Henry David Thoreau

segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

OS SEGREDOS DE UM ESCRITOR DE SUCESSO


 O BLOG DO ESCRITOR
              15 DE fEVEREIRO DE 2016                                  


           OS SEGREDOS DE UM ESCRITOR DE                                                            SUCESSO

“EU NÃO ESCREVO PARA AGRADAR. TÃO POUCO PARA DESAGRADAR.ESCREVO PARA DESASSOSSEGAR.”
                                                             JOSÉ SARAMAGO


1-O que faz o escritor? Escreve! Sempre,diariamente,quando lhe chega a ideia,a inspiração.De madrugada,ao nascer do dia,de noite ,nas horas mortas.A todo minuto.A cada momento.Coloco no meu celular as tags das minhas ideias e depois,com calma,as desenvolvo.Não leve muito tempo pensando,planejando,imaginando,escreva.Escrever ,por para fora suas ideias é sua necessidade  e obrigação.
Como cidadão o escritor tem um compromisso com o seu país;o futuro julgará sua obra,mas,é no presente que ele se revela.






2-Assuma um compromisso diário:escrever.Fique focado nisto.Enquanto escreve você não deve fazer mais nada,não deve ouvir música,checar e-mails,in Box ou zaps,conversar com alguém,dar ordens á empregada,brincar com o cachorro,nada.Reserve um tempo para escrever.Este tempo é da palavra escrita.Simples,assim.



3-O bom escritor sempre é um bom leitor. Ninguém escreve bem se não tiver lido muito,de preferência os mestre da literatura.E,não deve se prender a manuais.Apenas,leia,admire os estilos de outros escritores ,aprenda com eles.Fico gelada todas as vezes que vejo alguém dizendo que vai tomar um curso para “aprender a escrever”.Escrever,dizia Mestre Lobato,é como fazer xixi;deixe fluir livremente suas ideias.O estilo é o homem!


4-Seja humilde,aprenda!Leia muito,memórias,autobiografias,ensaios,livros que acelerem seu processo mental,blogs e revistas que se dedicam a temas como esse.Converse com escritores,leia suas entrevistas,enfim,anda com os bons e serás um deles.

5-Primeiro escreva o texto. Feche o PC e dê uma volta.Almoce,vá ao cinema,faça  amor ou vá á academia.Desligue-se.Depois,de preferência no dia seguinte volte e releia.Acrescente ou mude alguma coisa.Leia em voz alta e “sinta” o ritmo das palavras.
Aurélio  Schommer autografando um livro para Miriam de Sales

5-O profissionalismo é tudo.Os profissionais não temem folha em branco,sentam e preenchem o vazio.Só os escrevinhadores   falam em crise de inspiração,os profissionais sempre têm algo a dizer;e,passam para o papel.

6-Um bom escritor é fiel a se mesmo como queria  Shakespeare.Pensa muito na mensagem que passará.Está consciente que é um formador de opinião por isso é verdadeiro nos seus conceitos e fiel ás suas crenças.Conscientemente, escolhe o que vai escrever e a quem quer informar.


7-O bom escritor é um sujeito de caráter,incapaz de plagiar alguém ou citar,como seus,textos de outros.Incapaz de culpar os outros pelo seu fracasso,estuda,analisa o porque de não ter deslanchado.Deixa o orgulho de lado e pede opinião ,ouve críticas porque elas nos ajudam a melhorar,foge dos elogios fáceis e não se deixa levar pelo deslumbramento que destrói tantas carreiras.Sucesso é 10/% de inspiração e 90% de transpiração,disseram que Thomas Edson disse.
Verdade ou não,assino embaixo.

8- IMPORTANTE!Seja cuidadoso. O livro é seu. O editor edita,escolhe o diagramador,o revisor,o capista ,ou seja,os profissionais do serviço do livro.
Antes da impressão final você,autor,recebe uma cópia do livro,a chamada “boneca” pelos correios ou,pessoalmente,em casa e é ai que mora o perigo .  Longe de ser uma brincadeira,  esta boneca   está ai para que seja lida  cuidadosamente,analisada,relida,revista,discutida página a página e corrigidos os erros detectados pelo autor que é o dono do livro.Mostre aos amigos e familiares;nesta hora é que existe a possibilidade de rever os textos ou poemas,modificar alguma coisa.A análise da boneca é responsabilidade do autor.
Mas,existem aqueles que reclamam destes serviços e põem a culpa no editor.É como culpar a parteira pelo filho defeituoso que ele fez.O engraçado é que ,na maioria dos casos,trata-se de  pessoas politicamente incorretas  que não querem pagar o livro depois de pronto  e deixam o editor na mão.


10-O autor não precisa entender de fontes,tipos,papéis como o couché,por exemplo,impressões mais caras ,como os livros com imagens coloridas etc. Para isto serve o editor,para orientar,aconselhar e ajudar ,fazendo o livro caber dentro do orçamento do autor.Refiro-me ás editoras  que trabalham sob demanda,ou seja o autor   paga o serviço.

A capa é importantíssima porque é o chamariz do livro.  Ninguém resiste a uma capa criativa!Mas,bons profissionais custam caro.
Livro bem feito,bem diagramado, com uma perfeita revisão,trabalhado por  profissionais de segunda e gráficas de fundo de quintal  ,que saem perfeitos? Lenda,meu amigo!




 Miriam de Sales autografando livros na FLICA/2015


                                             ENQUETE


Se você,autor, conhece a revista Seleções de Readers Digest,uma revista americana que é vendida há décadas  no Brasil,deve ter notado que,nos EEUU,algumas editoras fazem livros ditos compartilhados,ou seja,três autores participam do mesmo livro,barateando ,assim os custos e aumentando o número de convidados num lançamento ,já que cada autor tem seu próprio público.
Nos States deu certo.
COMO FUNCIONA
Digamos, três autores querem publicar um livro de frases,ou poemas,ou ficção;mas,enfrentam custos altos,muito acima do seu bolso.
Se três fizerem,o custo reduz bastante.EX:um livro solo que custa $3000.00 seria rateado entre os três.Cada um daria cerca de $1000.00.
Bem melhor,não é.
PUBLICAÇÃO
O livro teria uma só capa onde constaria o nome dos três autores.
Na contra capa ficaria a sinopse dos livros. Na orelha,os dados biográficos de cada um.
O livro teria apresentação, prefácio e dedicatória.
Os autores,em ordem alfabética, teriam uma página interna com gravura do seu livro,uma página biográfica e 25 ou 30 páginas para pôr seus textos.
Os lançamentos seriam compartilhados o que traria muito mais gente ,pois,cada autor tem seu público.
A PIMENTA MALAGUETA,sempre inovadora,quer saber sua opinião sobre isso.Escolhemos 10 autores da nossa confiança e resolvemos apresentar o projeto ainda secreto e  ouvir a opinião de vocês,os escolhidos.
Agradeceria se me respondessem.
PERGUNTAS
1-O que acha do livro compartilhado?
2-Você participaria deste projeto?
3-Que vantagens traria para o autor?
4-Que desvantagens?
5-Tem algumas ideias a acrescentar para melhorar o projeto?
Agradeço sua colaboração.



ANTOLOGIAS,SELETAS E COLETÂNEAS,UM BOM COMEÇO
         Antologias: entrar ou não entrar...

As antologias são importantes porque pulverizam os autores por vários lugares ao mesmo tempo. Uma andorinha só, não faz verão, como expressa o dito popular. Então, várias andorinhas voando em revoada, conseguem fazer verões, invernos, outonos e primaveras. Uma verdadeira revolução.
Mas não basta figurar numa antologia, precisa ser uma antologia séria, organizada por quem deseja não apenas colher os mirrados frutos monetários de cada autor mas, primeiramente, ter o compromisso com a literatura, com a arte, com a cultura. Esta é a característica do trabalho realizado por Miriam de Sales, que sempre prima pela qualidade dos textos, projeto gráfico do livro e, registre-se, ela carrega nas costas, literalmente, cada livro, divulgando seus autores e conteúdos pelas feiras, praças, becos, vielas, seja em eventos realizados numa esquina, seja num simpósio internacional. Vida longa a Miriam de Sales, vida longa aos seus autores e aos seus ideais.

Valdeck Almeida de Jesus
Jornalista e Escritor
*Confira os textos do escritor  Valdeck de Jesus  na Seleta “Traços e Compassos”.





CARTA CONVITE
PANORAMA DA LITERATURA BRASILEIRA
2ª EDIÇÃO

Prezado(a),
            Devido ao grande sucesso da publicação ”Panorama da Literatura Brasileira 1ª edição”, lançada no Salão Internacional do Livro de Turim e da divulgação dos escritores brasileiros  e suas respectivas obras, consideramos a ideia de fazer uma segunda edição, entretanto com algumas inovações.
Como sempre, a prioridade é dos participantes da anterior seguidos pelos autores publicados pela nossa editora. As vagas que restarem serão distribuídas entre os demais convidados.

• Será novamente enviada ao Salão de Turim, visto o sucesso da primeira edição bilíngue que possibilitou a leitura pelos visitantes do Salão.
• Será enviada á Feira do Livro de Lisboa para ser divulgada num stand de editora parceira.
• Divulgação em todas as festas literárias e feiras que tenham a participação de Miriam de Sales e/ou da Pimenta Malagueta.
• Distribuição em todo o Brasil.
• E mais uma surpresa!
• Envio de um exemplar às principais bibliotecas da Europa
            Estamos aos poucos galgando um espaço mais amplo no mercado editorial brasileiro, divulgando nossos colaboradores e fazendo-os mais conhecidos em território nacional e internacional.
            Como na primeira edição, este material terá cunho publicitário, será enviado as bibliotecas, universidades e distribuído entre os participantes. Porém temos custo de produção do material, envio e divulgação. Por isso esta segunda edição será um pouco mais cara que a primeira. Cada participante interessado pagará R$600,00 (seiscentos reais), divididos em 5 parcelas iguais sem juros por boleto bancário/depósito identificado ou R$720,00 (setecentos e vinte reais) em 10 parcelas por cartão de crédito, via Mercado Pago (o mesmo cobra juros por parcela) ou pagamento no escritório da editora. Este valor arcará com todos os custos da publicação:





• Produção e impressão do material.
• Envio de 05 exemplares  via correios para cada um dos participantes
• Envio para as festas e feiras literárias em todo o Brasil
• Envio para as instituições selecionadas.
A edição terá um patrono único, que represente a literatura brasileira, e terá página para texto e biografia do mesmo.
Ao recebermos os temas, faremos uma seleção dos melhores, pois, queremos levar para nossos leitores “la crème de la crème”, ou seja, o que há de melhor na nossa literatura atual.
            Quem participou da primeira edição não precisará enviar ficha de inscrição e biografia novamente, pois já temos as mesmas em nossos arquivos, salvo se desejem substituir a anterior.
            Está nova edição terá uma divulgação mais ampla, visto que em viagem feita este ano firmamos parcerias em Lisboa, que nos dá uma maior abrangência no mercado europeu. Para aprimorar mais ainda o nosso trabalho cada autor (a) receberá um certificado de participação e um brinde a ser selecionado, por nós, durante o Salão de Turim.
            Fazer um livro individual está muito caro e a divulgação é mais complicada, sem contar que tê-lo traduzido para o inglês, visando o mercado internacional, não é fácil. Por isso não deixe de participar desta nova edição. Nossa missão é fazê-los mais conhecidos no Brasil e no mundo.
            As inscrições e o primeiro pagamento serão  no mês de fevereiro/16 , tendo como vencimentos os dias 10, 15 e 28 de cada mês posterior, para que possam analisar esta proposta com carinho. Ou nas mesmas datas do mês de Fevereiro,o autor escolhendo uma delas.
Precisamos da sua atenção e de uma resposta para que possamos dar andamento ao nosso trabalho. Lembrando que todo o material deve ser enviado para e-mail , miriamdesalesoliveira@gmail.com a fim de agilizar a organização do livro e de seus componentes.

                                   Estamos à disposição sempre para melhor atendê-los.


            

AMIGOS,COLUNISTAS E LEITORES,
CHEGOU A 4ª EDIÇÃO DA NOSSA REVISTA LITERÁRIA "BECO DAS PALAVRAS",COMEMORANDO OS 500 ANOS DE D. QUIXOTE.
E VEIO BELÍSSIMA. GRAÇAS A VOCÊS QUE DISPONIBILIZARAM SEU TEMPO E SEUS TALENTOS PARA ENRIQUECER O TEXTO E LEVAR AO LEITOR UMA REVISTA INFORMATIVA,CLÁSSICA SEM SER CHATA,COM UMA BOA IMPRESSÃO E MELHOR CONTEÚDO.
"UMA REVISTA LITERÁRIA SEM PATROCÍNIO,SEM PATRÕES E SEM ASSINANTES É MUITO DIFÍCIL DE SER FEITA,AINDA MAIS,NO BRASIL" ,ESCREVE-ME UM IMPORTANTE ESCRITOR E EDITOR BRASILEIRO LOUVANDO ESTE TRABALHO.FICO FELIZ E ENQUANTO VIDA E SAÚDE EU TIVER PROMETO QUE ELA CONTINUARÁ CIRCULANDO.
APÓS O CARNAVAL COMEÇAREI A ENVIAR PARA NOSSOS ASSINANTES PELOS CORREIOS.
EM SEGUIDA,SEPARADOS OS EXEMPLARES QUE IRÃO PARA O EXTERIOR SERÁ DISTRIBUIDA NAS BIBLIOTECAS CADASTRADAS E DISPONIBILIZADA PARA OS LEITORES.
QUEM QUISER RECEBÊ-LA MANDE UM E-MAIL OU INBOX.
miriamdesales@gmail.com

                       “Escrever é uma transfusão de sangue pelo lado de fora.”











Nenhum comentário:

Postar um comentário