QUALIDADE E EXCELÊNCIA!

A PIMENTA MALAGUETA APROVA!

Os Jardins de Academus

“Os livros são o tesouro precioso do mundo e a digna herança das gerações e nações."

Henry David Thoreau

segunda-feira, 8 de fevereiro de 2016

BLOG DO ESCRITOR:A CADEIA DO LIVRO/A EDIÇÃO DO LIVRO ,PASSO A PÁSSO



O BLOG DO ESCRITOR/8/2

                                                          A CADEIA DO LIVRO, O QUE É ISSO?

 


Pense  numa corrente ,ou melhor,elos  desta corrente,encadeados uns nos outros.Para fortalecer a corrente um elo precisa estar ligado ao outro e todos precisam um do outro para sobreviver.
Esta é a cadeia do livro cujos elos são:
*O Autor do livro,que ,para publicá-lo precisa do
*Editor,o link entre o autor vê os serviços editoriais:capa,diagramação,revisão,ISBN,ficha catalográfica, impressão e
*Distribuidor  que tem   a empresa que distribui o seu livro e de outros autores,para o
 *Livreiro,o dono da livraria que vai levar você ao
*Consumidor final,ou seja o leitor que comprará seu livro entre outros.
Em suma
O autor precisa do editor para editar o livro,mas,o editor precisa do autor para ter o que publicar ,mas,precisa do distribuidor que vai distribuir ,mas,precisa que o autor escreva e o editor publique,para ,que,então ele venda o livro para o livreiro que,para vender o livro precisa que o autor escreva que o editor edite,que o distribuidor distribua, para que ele venda e faça o livro ,finalmente,chegar ao
 Consumidor final que vai comprar o livro feito pelo autor,editado pelo editor,distribuído pelo distribuidor que o leva para o livreiro que vende na sua livraria ao leitor.
Ufa!Até parece o conto infantil “A formiguinha e a neve”,não é?





A EDIÇÃO DO LIVRO ,PASSO A PASSO
1-Você escreveu seu livro e precisa de um editor,o profissional que irá publicar o seu livro e será o link entre você e os serviços.Você escolhe o editor ou é escolhido por ele.Falaremos mais sobre isso nos capítulos seguintes.
2-Bom,você não chamou a atenção de nenhuma grande casa editorial apesar de haver mandado seus originais,mas,quer publicar seu livro assim mesmo,por sua conta e risco.Certamente será aconselhado a procurar uma editora  que trabalha sob demanda,ou seja ,faz quantos livros você quiser de um a um milhão.Não preciso falar do cuidado ao escolher uma editora séria que trabalhe honestamente e cuide  bem do seu livro.É daí que começa o sucesso ou o fracasso do seu trabalho.
3 – O trabalho do editor é receber e ler seus originais, analisá-lo , acionar o revisor,procurar um bom capista ( lembre-se a capa é a alma do livro ,precisa despertar interesse e a atenção do leitor.),um diagramador,tirar o ISBN ( International Standard Book Number, ) ,a carteira de identidade internacional do seu livro na Biblioteca Nacional,mandar fazer a ficha catalográfica oficial,enviar os arquivos para a gráfica,receber uma” boneca”,(uma cópia impressa do seu livro antes da publicação ,para que sejam realizadas as alterações e correções da obra.É neste momento que o autor deve se debruçar sobre o livro e verificar se está tudo nos conforme,assinar a ordem de impressão,com muita atenção ,porque,depois do livro publicado nada mais poderá ser consertado.
4-Dentro de 15 a 30 dd a gráfica entrega o serviço pronto e seu livro estará pronto para a distribuição.Cabe á Editora enviar um exemplar para a Biblioteca Nacional registrar o livro no Depósito Legal,(obrigatório para assegurar seus direitos autorais) e,contratar a empresa transportadora que irá fazer a entrega no seu endereço.
Isso feito será dado por terminado o serviço da editora.
5-Algumas editoras grandes fazem parceria com distribuidores para que estes levem os livros editados para as livrarias,mas,  as pequenas que trabalham sob demanda e fazem até 100 livros  não são obrigadas a distribuir, mesmo porque nenhum distribuidor aceita menos de 1000 exemplares para fazer a distribuição.Neste caso ,cabe ao autor procurar um meio de distribuir seu livro.No decorrer destes artigos daremos sugestões e depoimentos de autores que agiram assim e deram certo.
6-Bem,você conseguiu,após muito trabalho ,fazer o lançamento numa livraria e distribuí-lo  no mercado com livreiros de porte que aceitaram recebê-lo.Agora é partir para o abraço ,trabalhar o livro ,fazer publicidade aproveitando as redes sociais,sites que divulgam,visitar jornais e TV,enfim,trabalhar o livro.
Continue nos acompanhando s saiba tudo sobre conseguir o sucesso do seu trabalho,como você verá neste blog.



                                                  NOTÍCIAS IMPORTANTES



                                         Vejam que gracinha!

Minibibliotecas construídas em 'casinhas de madeira' e instaladas em pontos de ônibus em Piracaia (SP) têm tornado a espera pelos coletivos mais agradável e divertida em Piracaia, no interior de São Paulo. Atualmente, seis pontos de ônibus da cidade e a rodoviária, com uma sala de leitura, contam com o projeto 'Piracaia na Leitura'.

O projeto existe desde junho de 2014 e pretende estimular a leitura entre os moradores da cidade. Nos locais, os passageiros do transporte coletivo da cidade escolhem os livros enquanto esperam o ônibus e podem até levar as obras para casa. O empréstimo é gratuito e por tempo ilimitado.

A ideia das minibibliotecas foi do psicólogo Marco Maida e da socióloga Amanda Leal. Quando o casal mudou para a cidade, eles perceberam que os pontos de ônibus eram amplos e poderiam abrigar as minibibliotecas. Ambos são apaixonados pelo universo da leitura e viram na iniciativa uma oportunidade de compartilhar o gosto pelos livros com a população.

Para colocar em prática o modelo, eles levaram a ideia à prefeitura da cidade, que apoiou o projeto.

Além disso, para montar o acervo das biliotecas, Marco e Amanda contaram com a ajuda de amigos para arrecadar os livros. Desde o início do projeto, foram arrecadados mais de 15 mil livros - de crônicas e poesias a livros de receita.

Além dos sete espaços em funcionamento, outros dois estão em fase de acabamento.

Expectativa

A previsão dos idealizadores do ‘Piracaia na leitura’ é que esse ano dobre o número das ‘casas de leitura’.

”Elaboramos um projeto e arrecadamos fundos para que esse ano a gente dobre o número de pontos de ônibus contemplados com nosso projeto, já conseguimos 30% do valor desejado”, disse Amanda. A ajuda para financiar o projeto vem de voluntários, que fazem doações.
Fonte:CBL






Gostou? mas,saiba que tudo isto tem um custo.falaremos sobre isto na próxima edição.dia  15/2






































Nenhum comentário:

Postar um comentário