QUALIDADE E EXCELÊNCIA!

A PIMENTA MALAGUETA APROVA!

Os Jardins de Academus

“Os livros são o tesouro precioso do mundo e a digna herança das gerações e nações."

Henry David Thoreau

segunda-feira, 1 de fevereiro de 2016

O BLOG DO ESCRITOR INICIANTE /APRESENTAÇÃO




O BLOG DO ESCRITOR


                                         APRESENTAÇÃO DO BLOG


Desde que pensei em abrir uma editora ,em 2011,comecei a estudar o mercado editorial brasileiro.Encontrei quase tudo que queria na Cartilha do SEBRAE.Mas,os macetes,aprendi ,mesmo foi observando,lendo,participando,assuntando ou simplesmente,perguntando.
E,descobri que o que sei é que nada sei.
Mas,publicando livros ,meus e dos outros,aprendi muita coisa,inclusive sobre seres humanos e seus sonhos.
Descobri ,também,que 95% das pessoas que nos procuram querendo publicar livros não entendem nada deste mercado,da produção de um livro,ou da sua divulgação.Eu os vejo como cristãos enfrentando feras no capitólio da vida.Inocentes,desinformados , receosos e esperançosos  por um milagre ,o milagre da fama.
Por isso,decidi adaptar um dos meus blogs já existentes que trata de Literatura para esclarecer o novel autor e evitar que ele caia nesta dura e inglória  batalha que é  publicar um livro e ganhar dinheiro com ele.
Aqui o autor ou candidato a escritor encontrará muita informação útil ,tratada de uma maneira fácil e entendível para todos.Conselhos meus e de gente graúda,depoimentos de autores,editores ,livreiros e agentes literários que chegaram lá.Encontraram o pote de ouro no fim do arco – iris.
Neste espaço o leitor pode perguntar,opinar,criticar,acrescentar detalhes ,informar-se ,enfim,é o espaço dele e nunca será contestado nas suas críticas ou opiniões.Elogios sinceros,também,são bem vindos e sugestões que nos ajudem a melhorar e ampliar nosso leque de informações.
ENTRE,PODEM ENTRAR,ESTA CASA É SUA!

http://tracoscompassos.blogspot.com.br



COMECE POR AQUI

ESCREVER UM  O LIVRO  É  UM BOM INVESTIMENTO?
-Você leva jeito, meu filho,diz o teu pai...
Esse garoto é ótimo em redação, fala tua professora...
Belo artigo ,aquele,para o jornal universitário,dizem os colegas...
Pronto, ai você se convence que é um escritor...
Começa nos sites literários, é lido,comentado e louvado;os organizadores de Seletas e Antologias lhe convidam a participar.Daí em diante,já mordido pela mosca azul,você se decide: escreverá seu primeiro livro!
Os caminhos são muitos; alguns mandam arquivos para grandes editoras,que ,quase nunca retornam ou,quando o fazem ,usam a mesma cartinha circular,que é a pá de cal no sonho do novel escritor: - Infelizmente,blá – blá – blá...
Os mais atirados e confiantes no seu taco,partem para a produção sob demanda,feita pelas pequenas editoras;o autor as contrata,paga o livro,geralmente 100 exemplares , que recebe num prazo entre 60 a 180 dias,na sua casa,pronto para a venda.
E,ai,começa a via – crucis do autor,muitas vezes sem contar com nenhum Cireneu em seu caminho.Refiro-me á venda do livro.
Editores não vendem livros; mesmo as grandes editoras estão terceirizando tudo,até mesmo a gráfica.O máximo que os pequenos editores podem fazer – se assim quiserem  e poucos se dão a esse trabalho – é divulgar seu autor nas redes sociais,criar fun pages e blogs de divulgação e participar de inócuas feirinhas de bairro nas suas cidades.
Se o pequeno editor é também um escritor,como no meu caso (mas,pelo que vejo sou a única em todo Brasil),e é convidada para  Bienais,Feiras e Festas literárias em todo Brasil ou exterior,pode levar ,na bagagem ,os livros de seus autores,para vender ou divulgar.
Mas, tudo isto tem um custo e esse artigo foi escrito para mostrar esse lado da questão.
O livro é um investimento que o autor faz nele mesmo; é o mesmo que montar uma loja,um açougue ou supermercado;os custos e procedimentos são os mesmos,o produto é que é diferente.Se quer crescer o autor tem que abrir o bolso.
No começo da minha carreira,em 2008,quando publiquei meu primeiro livro,eu comparecia a todas as festas literárias importantes – Paraty, Fliporto, Flimar – por minha conta e risco;sempre achava um cantinho ex – office, para mostrar meus livros,conversar com as pessoas e,assim,vendia todos.
Daí,  os organizadores  repararam  em mim e comecei a ser convidada,com direito a cachê e tudo mais.
As Feiras que eu não podia ir,enviava meus livros e pagava ao pessoal responsável pelo stand,para divulgá-los;stands custam caríssimo,como aliás,tudo que se refere a cultura no Brasil,e,essas pessoas trabalham,durante cerca de dez dias,pagam impostos,empregados,manutenção,transporte,tudo,logo não podem fazer divulgação gratuita.
Esqueça a mania de achar que o Estado tem que bancar tudo; mesmo porque,os escritores gov.com têm vida muito curta;mandduram um mandato.Acabou a galinha,acabou o resguardo,diz o velho (e,sábio) ditado.
É importante que o autor se arrisque,mostre a cara,saia da toca;como Josué,derrube as muralhas da Jericó que é a sua cidade e ganhe o mundo.
Após o mercado nacional ,tente o internacional,onde as coisas,realmente,acontecem;lá está um público cativo,de primeira classe,editores do mundo inteiro,livreiros,um admirável  mundo novo  a ser descoberto.
Eu recomendo, entre outros, a Feira do livro de Genebra,cujo contato,Jacqueline Aisenman é de confiança e tem garra;o próximo Salão Internacional do Livro ,em Turim,com um grupo fantástico ,encabeçado pela Sônia Miquelin,trabalhando a todo vapor;O Salão do Livro,em Paris ,em 2015.
Fiquem atentos ás notícias sobre esses e outros eventos.
Dentre as Feiras nacionais,aqui vai a sugestão para que  seus organizadores disponibilizem um espaço para autores independentes de todo Brasil,onde possam mostrar seus trabalhos  com respeito e dignidade,cotizando os custos.Seria muito bem visto e muito interessante.Creio que a Flipoços  criou um espaço assim.Confiram!
Vale a pena se a alma não é pequena nem se apequena diante das dificuldades. E,se for grande a sua vontade de vencer,a vitoria lhe sorrirá.
Lembre-se, o céu não ajuda o homem que não age!

O SONHO DE TODO AUTOR: A NOITE DE                                                         AUTÓGRAFOS



                                   NO PRÓXIMO BLOG,6/2

A CADEIA DO LIVRO,O QUE É ISSO?!
COMO PUBLICAR SEU PRIMEIRO LIVRO,PASSO A PASSO.
                                      NÃO PERCA!


ESTE BLOG LHE FOI ÚTIL?
ENTÃO,COMENTE,SUGIRA E DIVULGUE

Nenhum comentário:

Postar um comentário