QUALIDADE E EXCELÊNCIA!

A PIMENTA MALAGUETA APROVA!

Os Jardins de Academus

“Os livros são o tesouro precioso do mundo e a digna herança das gerações e nações."

Henry David Thoreau

sábado, 31 de maio de 2014

UMA BOA VIAGEM COMEÇA COM UM BOM TIMONEIRO... E UM BOM DIVULGADOR.

                                TRAÇOS & COMPASSOS



                                         BLOG DE MAIO/2014

UMA BOA VIAGEM COMEÇA COM UM BOM TIMONEIRO... E UM BOM DIVULGADOR.



ESCRITORAS ISABEL PAVESI, JÔ MENDONÇA E MIRIAM DE SALES .PRESENÇAS NO SALONE INTERNAZIONALE DEL LIBRO.
Divina Comédia, canto VII
“Quem pelo seu saber tudo transcende,
Os céus criando, guias elegeu-lhes;
75 E toda parte a toda parte esplende,

“Pela luz que igualmente concedeu-lhes.
Assim fez aos mundanos esplendores,
78 Geral ministra e diretora deu-lhes...”
                                       Dante Alighieri



Navegar é preciso,mas,para atravessar verdes mares bravios fora da nossa terra natal,é  necessário segurança,pois,ela nos trás certezas  e bons auspícios.
Ninguém é vitorioso sozinho e uma equipe de apoio faz toda a diferença.
Poucos são profetas em sua própria terra, mas ,em longes terras ,talvez tenhamos mais chances;afinal é o novo,o exótico que sempre atrai.
Saí para Turim sem lenço ,mas,com alguns documentos,mas,como saem em geral os nordestinos para a terra da promissão,S. Paulo,no escuro,levando apenas uma mala cheia de livros e de esperanças;
voltei com a mala vazia de livros e com a esperança renovada.
Tudo aconteceu como foi prometido e esperado.Cheguei atrasada quase dois dias,perdi o famoso jantar de confraternização,num ambiente principesco ,mas,ao entrar  no monumental Salão,surpreendeu-me a beleza do stand,o carinho da recepção e,o que é mais importante,o tratamento igual para todos,fossem novatos ou antigos participantes.
Uma imagem fala mais que mil palavras,você ,leitor interessado,viu o vídeo,portanto não vou ocupar o seu  tempo falando do material,á vista de todos,mas,sobre aquilo que não se vê,porém,é o essencial invisível para os olhos,do que falava Saint Éxupèry.
Vou fazer a louvação da Mariana Brasil e equipe,gente da A.C.I.M.A ,que conseguiu manter elevado o astral de todos os autores participantes,inserir confiança e segurança e extrair ao vivo belas entrevistas,mesmo entre aqueles cujo dom da palavra é mais difícil que o dom da escrita.
Como uma mãezona ,a Mariana,literalmente desdobrava-se ,cuidando de cada um e juntamente com a Ana Miquelin,sua irmã  e  seu filho Wallace,senhor das fotografias,tornou essa nossa  incursão turístico – literária em Turim,numa viagem de sonhos.
Num salão apinhado,com centenas de editores italianos e europeus,nosso stand,muito bem localizado –ficamos de frente á Sala Bianca (o café literário ,de lá) e o stand do Vaticano,país homenageado este ano – a visita ao stand brasileiro ,chamava a atenção;dezenas de pessoas passavam por lá,paravam,assuntavam,compravam livros e conversavam com os autores.Há muitos brasileiros vivendo e trabalhando em Turim,além do que,sendo a imigração italiana muito forte no Brasil,muitos tinham parentes ou amigos por aqui.
Saíam felizes,pois,recebiam carinho e atenção ,além dos brindes ( eu distribui para todos o e-book “A Bahia de Outrora”,além de folders e medidas do Bonfim) e o melhor jornal informativo -  literário do Brasil,o “Sem Fronteiras”,ofertado á larga,principalmente entre os inúmeros brasileiros presentes.
A equipe deste jornal é danadinha;desde os responsáveis Dyandreia e Fábio Portugal, até as colunistas –estávamos lá eu e a Jô Alcoforado –nos desdobrávamos para falar do Brasil e ,através do jornal,mostrar o que fazemos e como é feito o movimento literário em nosso país. Eles correram Seca e Meca,Paris,Genebra,Turim,divulgando,mostrando,apoiando. E,tudo isso sem nenhum apoio governamental,nem mesmo um muito obrigado,nem para nós ,escritores,nem para os organizadores ou para os jornalistas.
Danem – se eles!Abrimos os nossos magros bolsinhos e continuamos fazendo o que sabemos fazer,escrever,publicar,divulgar.
Avanti allora!

 MARIANA BRASIL ,COMANDANTE DO STAND BRASILEIRO EM TURIM.


                                         VOLTE SEMPRE!

Um comentário:

  1. Olá, Miriam
    Perdemos contato, quero saber como você está, não tem nenhuma coletânea vindo por aí?
    Um abraço, paz e bem

    ResponderExcluir