O BLOG DE JUNHO/JULHO/2014
VOCÊ QUER MESMO SER ESCRITOR? TEM CERTEZA?
Se você,amigo,pretende publicar um livro por vaidade,ou para fazer inveja aos colegas,ou ser apontado e reconhecido na comunidade,esqueça esta fábula.Pense duas vezes antes de se lançar neste empreendimento.O termo escritor já não se aplica hoje a pessoas que têm livros publicados.
Mas,se você pretende levar a sério , trabalhar duro nesta profissão e ser reconhecido,é muito fácil publicar no Brasil nos tempos atuais.Como o cesteiro,do ditado popular ,basta ter” palha” (grana) e tempo,além,claro, de talento,inteligência,disciplina,bom senso,paciência e persistência e ,sobretudo, leitura ,conhecimento.
Como vivemos na civilização do espetáculo ,a inteligência e o bom senso para conhecer o que o mercado deseja é muito importante.O livro certo,no momento certo.Ser perspicaz ajuda para escolher quem você deve fazer contato;muitos autores lesados por editores fajutos também têm sua dose de culpa.Pesquisaram? Se informaram?Procuraram ver o histórico da empresa?Ou se atiraram de cabeça entregando o ouro aos bandidos?Pense nisto antes de se indignar ou lamentar.Geralmente a ganância e a precipitação,ou o desejo de tirar vantagem em tudo,ou de pagar pouco é que alimenta os vigaristas de plantão.Existem em todas as profissões.O sabido vive do bobo e o bobo do seu próprio trabalho.
Ah! A disciplina,também,é muito importante.Sentar-se diariamente diante de uma tela em branco e preenchê-la é tarefa para corajosos.O escritor é um operário das letras já dizia Saramago que,como eu,se sentava toda manhã cedo no computador e soltava o verbo.
Uma obra digna de publicação tem que ter princípio ,meio e fim e,sobretudo,instigar e emocionar o leitor.
Quanto á paciência e persistência são necessárias para as longas esperas de respostas das editoras que você enviou seu precioso trabalho e que,demoram anos para responder ,quando respondem.
Vamos fazer um teatrinho: José escreveu um livro ,está encantado com sua obra,os amigos elogiaram bastante,a mãe chorou,emocionada ,então ele decidiu enviá-la para uma editora.Público ruim,José,para você se atrever a dar esse passo!Os amigos não querem desagradá-lo,incensam você,não entendem nada de mercado editorial e,muito menos,de literatura ou edição de livros,sua mãe é sua mãe,tá explicado e você,coitado,se deixa levar;é muito fácil convencer alguém que quer ser convencido.
Em suma,submeta seu livro a quem entende do riscado e ouça o que dizem.Evite um abalo financeiro e emocional ambos muito desagradáveis.
Mas,vamos supor que o livro de José tem qualidades,porém,precisa de revisão,de alguém com capacidade para ordenar o pensamento do autor,geralmente,como o meu,uma bolinha de pingpong,disperso e célere.Entendeu? Isso!Um copydesk completo.
Ah,suspira José,a falta que faz a fama!Se ele fosse um jogador de futebol com o cérebro nos pés,ou um atorzinho de novela a coisa se fazia por si mesma;não faltariam editores ávidos para publicar livros assim,que já nascem vendidos.Mas,ele não é,então,sejamos realistas.
Realismo é conhecer o mercado,estúpido!Como disse um assessor a Clinton,mas,se referindo á Economia.Portanto não economize pesquisa,observe que livros foram lançados,quais os temas do momento,quais os mais vendidos etc.E,ao enviar seu original procure uma editora específica,não vá enviar um romance para a editora que publica livros jurídicos ou vice versa.
As editoras que publicam á custa do autor são válidas, mas,faço uma ressalva sobre elas,as chamadas editoras das vaidades(vanity presses)que publicam qualquer coisa mediante dinheiro.Algumas editoras sob demanda são criteriosas ,mas,as cata níqueis são maioria e pouco confiáveis.Mais uma vez use a Internet a seu favor,leia os principais blogs literários que mostram tendências e expõem o que se faz na área editorial;esta atitude ajudará muito José,nosso personagem fictício e você.
Bom,José fez um bom trabalho ,listou uma série de editoras – alvo ,fez contato telefônico com algumas e já está preparando os originais para o envio.E,naturalmente,armazenou uma boa dose de paciência,muito necessária nestes casos.
JOGANDO AS CARTAS CERTAS
Bom,minhas considerações baseadas nos conhecimentos adquiridos em 5 anos como escritora e 3 como editora não são nenhuma chave mágica que abrirá para você ou José as portas da fama.Não é á toa que D.H.Lawrence chamava a literatura de “deusa cadela”,insensível e caprichosa.
Antes de enviar seu original, passe um e-mail para o editor ,apresentando-se e apresentando seu trabalho,dizendo porque acredita nele,falando do seu potencial como publicação e,se você for escritor de blogs e artigos na Internet ,mostrar que possui um público leitor pelo qual é muito bem avaliado.
Esse mail dirá (quase) tudo sobre você,principalmente sobre seu conhecimento da língua,boa redação,se tem confiança em si mesmo ou se está desesperado ,implorando para ser publicado.Ou seja,se você deve ser levado a sério. Evite contar a história da sua vida,falar do seu pai enfermo ,dos seus amigos ricos etc. e das centenas de editoras malvadas que recusaram seu livro.Pior ainda – e de péssimo gosto – é falar mal dos conhecidos o que revelará de cara o seu maucaratismo.Trate,apenas,da obra e seja conciso;editores não têm tempo nem paciência para leituras longas.Em alguns casos o Q.I.(quem indica) ajuda muito,como uma palavrinha de um amigo comum ou a opinião de um outro escritor da casa ou jornalista.
Acompanhando a carta irá a sinopse; não se engane ,ou troço difícil de fazer!Como José - e,provavelmente você – quer destacar trechos importantes a tal sinopse corre o risco de ficar longa,chata,que faz o editor correr léguas do seu livro.Lembre-se que a sinopse é uma síntese,um resumo de um trabalho e não pode se estender muito,deve-se ater apenas aos pontos principais da obra para que esta seja entendida na sua essência.Deve destacar a época,o enredo,o cenário,o tema,os personagens e procurar visualizar se esta obra interessará o leitor e ele chegará ao fim do livro.
Pronto o mail e a sinopse,procure saber um pouco mais sobre as editoras escolhidas,seus presidentes, a linha editorial seguida,seus valores e objetivos e sobre como seria o melhor caminho para fazê-los se interessar por você e seu trabalho.
OK.”Alea jacta est”,envie seu mail e peça que acusem recebimento.Se não o fizerem,chateie bastante,pergunte,telefone,encha o saco.Vença pelo cansaço.
Ufa! Prepare-se pela espera.Leia a história de Penélope,comece a costurar uma almofada,você e José vão esperar muuuito tempo!
De vez em quando,telefone para saber como estão as coisas.Mas,não pressione com e-mails,mensagens ou usar as redes sociais para chatear os assistentes _E,ai,cadê? – ,reclamar de desatenção ou coisas do gênero.
Bingo!Alguém respondeu a José dizendo que a editora se interessou pela sua obra.Que delícia!José vai ser publicado,será um escritor,adentrará o rol da fama.Será um homem rico,virar Best – seller.
Ledo engano!Rico não será jamais,tá pensando que aqui é o mercado americano ,onde um escritor vende um livro para a editora e pode arrumar um dinheirinho com essa venda?
Pois saiba que neste país tropical nenhuma editora ajuizada publica mais de 5.000 exemplares de um novato.A verdade é que José assinará um contrato ,receberá algum pagamento e depois ficará á espera dos 10% do preço de capa ou menos ainda;algumas editoras estipulam apenas 2%,ou seja,um livro vendido a $20,o autor terá $2 em cada exemplar vendido,se houver vendas.
Quem está nesta profissão visando riquezas vai cair do cavalo.A não ser que se chame Paulo Coelho não dá pra viver só de escrita,como aliás,me disseram grandes escritores brasileiros.Quem ajuda o escritor a viver são os artigos nos jornais que pagam aos colunistas e os eventos literários que pagam cachê.E,para chegar lá,você precisa ter alguma fama , muito conhecimento e cultura.Se não souber enfrentar o público,tiver uma voz feia ou gaguejar,tá perdido!A falta de conhecimento é mortal;o público percebe e “arma” contra você.O público de festa literária é muito esperto.
Outra coisa que destrói o autor - José ou você - é o editor querer mexer no seu texto.Você fica varado.O livro está muito bom,quem ele pensa que é!O que ele é,seu editor,o cara que vai tirar você das sombras.O dono da editora que vai apostar seu rico dinheirinho em você,cara pálida.Pense nisto!E,toque a trabalhar;modifique o final,troque o cenário e o nome dos personagens e agradeça ser só isto que tem que fazer.
Bem,chegamos á produção do livro.Agora,o que lhe resta é acompanhar a revisão,mas ,sem ares de importância ,nem chiliques de artista premiado.A capa (e,muitas vezes,o título) será escolhida pelo editor e se o autor não gostar,pode dar sua opinião,timidamente,mas,não vai adiantar nada.Conforme-se.
O último passo é a distribuição e a publicidade.As editoras fortes têm um maior sistema de distribuição o que facilita a venda.
Bem,a fase final é o marketing.Ai é que entra o autor,ele é parte muito importante na divulgação se sua obra.Tem que trabalhar como escravo no eito.Usar as redes sociais,os blogs seus e dos parceiros,elaborar lançamentos regionais e nacionais,apresentar-se em público,gratuitamente,nas escolas e universidades,divulgar no trabalho,visitar jornais levando um exemplar para presentear a quem de direito e,com sorte,conseguir uma entrevista nas rádios e TVs. Na verdade, quanto melhor comunicador e quanto mais simpá tico for o autor,mais chances terá de chamar positivamente a atenção de todos.
Além de fazer tudo isto eu ainda ia ás festas literárias ,por minha própria conta e risco,me apresentava aos organizadores e,graças a isto consegui ser convidada muitas vezes e formar um público cativo,pequeno,mas,eficiente e fiel.“Quem quer moça bonita,dizia minha mãe,tem que mexer com o pé e com o bolso”.Agi assim e não me arrependo.
É importante saber que panelinhas e marmitas não ajudam o autor da maneira que muita gente pensa;ser amigo do amigo do editor não significa ter seu livro publicado. Existe,isto,sim,mas,em menor número do que se pensa;afinal cabe ao editor gerir uma empresa comercial num ramo ingrato onde se investe muito e se ganha pouco ou se perde muito.Logo não pode viver dos amigos dos amigos. O “faro” do editor ajuda muito ao escolher o que vai publicar; ninguém quer perder dinheiro.
Pronto,falei.Se suas esperanças,autor,não derem certo ,tentem novamente.A persistência é tudo!
Um texto de Miriam Sales
CANTINHO DA POESIA
UM POEMA DE IVONE ALVES SOL
Sol é poetisa,escritora,produtora cultural e ativista literária.Nascida em Valente (Ba),reside,atualmente em Petrópolis onde desenvolve um grande trabalho literário.
SELETAS DA EDITORA PIMENTA MALAGUETA
APAREÇA AO MUNDO EM ALTA DEFINIÇÃO!
SELEÇÃO DE AUTORES DA PIMETA MALAGUETA QUE ESTIVERAM NO SALÃO DE TURIM ,ATRAVÉS DO MOSAICO LANÇADO NO SALÃO PELA A.C.I.M.A
VEM AI A NOVA SELETA QUE SERÁ LANÇADA EM 2015
ATÉ MAIS!
Olá, Mirian
ResponderExcluirGostei muito das cores e conteúdos deste blog, se por acaso, sobrar uma meia página, gostaria de participar da nova coletânea. Desculpe a minha falta de modéstia.
Um abraço, paz e bem